Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33631

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCIANO, Dilma Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Janaina Pedrosa da-
dc.date.accessioned2019-09-25T19:48:20Z-
dc.date.available2019-09-25T19:48:20Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33631-
dc.description.abstractEsta pesquisa-ação surgiu da constatação da deficiência nas práticas de produções escritas apresentadas pelos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mundo Esperança, localizada no Recife - PE. Neste sentido, elaboramos um plano de ação para abordarmos o problema de modo a contribuir para sua compreensão e equacionamento, colaborando, assim, com a melhoria de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na dimensão da escrita. Para tanto, consideramos favorável a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção de novas práticas de escrita situadas em um contexto da cibercultura. Nosso objetivo foi o de aprimorar as competências textual-discursivas dos estudantes a partir do desenvolvimento de uma sequência didática. Por meio dessa atividade, mediamos a produção de textos colaborativos e cooperativos através do Blog, promovendo, inclusive, a ampliação do letramento digital, tão importante para a sociedade atual. Apresentamos como norteadores teóricos as considerações sobre língua enquanto elemento de interação social trazidas por Bakhtin (2006, 2014), Marcuschi (2008), Antunes (2009) e Fiorin (2008); as concepções de texto e ensino da produção escrita apresentadas por Koch e Elias (2010) e Geraldi (2011), Antunes (2009); o trabalho com a sequência didática baseado nas propostas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); a integração da tecnologia ao ensino a partir das concepções de Lévy (1999), Kenski (2014), Xavier (2013), Coscarelli (2012), Cani, Coscarelli & Kerch (2016), Dudney, Hockly & Pegrum (2016), Colello (2017); os princípios de letramento e multiletramento a partir de Soares (2002, 2009), Kleiman (1995), Rojo (2012, 2013) e Rojo & Barbosa (2015).O corpus da pesquisa foi constituído por questionário estruturado aplicado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, produções textuais de dezesseis alunos participantes (a partir da produções textuais desenvolvidas e compartilhadas no Blog) e uma entrevista semiestruturada (coletiva) com os estudantes informantes a respeito da intervenção realizada. A análise dos dados evidenciou que os professores, apesar de considerarem importante a integração dos recursos tecnológicos ao ensino de língua, ainda não se sentem preparados para transformar esse conhecimento tecnológico em recurso pedagógico. Isso se reflete no histórico escolar dos alunos que são privados de experiências de aprendizagem com auxílio das TIC. Com relação à intervenção, foi possível verificar que os alunos tiveram mais facilidade em reconhecer os papéis dos agentes envolvidos no processo comunicativo, a esfera de circulação e a funcionalidade do texto. Na entrevista semiestruturada com os alunos, percebemos que o trabalho subsidiado pelos recursos tecnológicos acentuou o interesse deles em participar da elaboração das reportagens e da criação do blog. Consideramos que esse maior engajamento dos estudantes se deve também à escolha de uma temática que faz parte do seu contexto social, o próprio bairro. A integração das TIC ao ensino de língua ampliou as possibilidades de aprendizagem significativa fundamentada numa perspectiva dialógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e Aprendizagem da Escritapt_BR
dc.subjectTIC e Produção textualpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectBlog educativopt_BR
dc.titleProdução de textos na escola: uso das TIC na formação do escritorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3296180757880639pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación-acción surgió de la constatación de la deficiencia en las prácticas de producciones escritas presentadas por los estudiantes del 5º Año de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Municipal Mundo Esperança, ubicada en Recife - PE. En este sentido, hemos preparado un plan de acción para abordar el problema con el fin de contribuir con la comprensión y el planteamiento, colaborando así con la mejora de la enseñanza y el aprendizaje del idioma portugués en la dimensión de la escritura. Para ello, consideramos favorable la implementación de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en la construcción de nuevas prácticas de escritura situadas en un contexto de la cibercultura. Nuestro objetivo fue el de mejorar las competencias textual-discursivas de los estudiantes a partir del desarrollo de una secuencia didáctica. Por medio de esta actividad mediamos la producción de textos colaborativos y cooperativos a través del Blog, promoviendo, inclusive, la ampliación del letramento digital, tan importante para la sociedad actual. Presentamos como fundamentación teórica las consideraciones de lo que es lengua encuanto elemento de interacción social en la concepción de Bakhtin (2006, 2014), Marcuschi (2008), Antunes (2009) y Fiorin (2008); las concepciones de texto y enseñanza de producción escrita presentadas por Koch y Elias (2010), Geraldi (2011) y Antunes (2009) el trabajo con la secuencia didáctica basada en las propuestas de Dolz, Noverraz y Schneuwly (2004); la integración de la tecnología a la enseñanza a partir de las concepciones de Lévy (1999), Kenski (2014), Xavier (2013), Coscarelli (2012), Cani, Coscarelli y Kerch (2016), Dudney, Hockly & Pegrum (2016), Colello (2017); los principios de letramiento y multiletramiento a partir de Soares (2002, 2009), Kleiman (1995), Rojo (2012, 2013) y Rojo & Barbosa (2015). El corpus de la investigación fue constituido por cuestionario estructurado aplicado a profesores de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental, producciones textuales de dieciséis alumnos participantes (a partir de las producciones textuales desarrolladas y compartidas en el Blog) y una entrevista semiestructurada (colectiva) con los estudiantes informantes al respecto de la intervención realizada. El análisis de los datos evidenció que los profesores, a pesar de considerar importante la integración de los recursos tecnológicos a la enseñanza de lengua, todavía no se sienten preparados para transformar ese conocimiento tecnológico en recurso pedagógico. Esto se refleja en el historial escolar de los alumnos que están privados de experiencias de aprendizaje con ayuda de las TIC. Con respecto a la intervención, fue posible verificar que los alumnos tuvieron más facilidad en reconocer los papeles de los agentes involucrados en el proceso comunicativo, la esfera de circulación y la funcionalidad del texto. En la entrevista semiestructurada con los alumnos percibimos que el trabajo subsidiado por los recursos tecnológicos acentuó su interés en participar en la elaboración de los reportajes y la creación del Blog. Consideramos que ese mayor compromiso de los estudiantes se debe también a la elección de una temática que forma parte de su contexto social, el propio barrio. La integración de las TIC en la enseñanza de idiomas amplió las posibilidades de aprendizaje significativo fundamentada en una perspectiva dialógica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Janaína Pedrosa da Silva.pdf8,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons