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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33647
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Título : | Educação alimentar e nutricional: fortalecimento do programa nacional de alimentação escolar e valorização da agricultura familiar entre escolares no agreste Pernambucano |
Autor : | SILVA, Cynthia Myllena Martins |
Palabras clave : | Educação Alimentar e Nutricional; Comportamento Alimentar; Saúde da Criança |
Fecha de publicación : | 18-jun-2019 |
Citación : | SILVA, C. M. M. |
Resumen : | Devido as mudanças no padrão alimentar da população brasileira, aumentou-se a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) associada a sobrepeso e obesidade. Estímulo ao consumo de alimentos produzidos localmente através da agricultura familiar pode ajudar na mudança dessa alimentação, tanto a nível domiciliar quanto escolar, por meio da merenda escolar. O objetivo do presente estudo foi realizar atividades de educação alimentar e nutricional (EAN) com escolares no município de Passira-PE com ênfase no fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar e valorização da agricultura familiar. Inicialmente, foi realizado o diagnóstico sociodemográfico, nutricional e comportamento alimentar. Logo após, foram iniciadas as atividades de EAN, as quais foram realizadas quinzenalmente, com duração de 50-60 minutos, durante o período de agosto de 2018 a junho de 2019. O estudo foi realizado com 21 alunos, sendo a maioria do sexo feminino, na faixa etária entre 9 e 11 anos, matriculados no 3° ano do ensino fundamental. Em relação aos dados sociodemográficos, observou-se que 90% dos pais eram agricultores na zona rural do município e 71,4% eram sustentados pela agricultura familiar. Em relação ao estado nutricional, 4,7% estava em sobrepeso e 9,5% em obesidade. Cerca de 58% relataram não realizar as seis refeições diárias e 71,4% consumiam as refeições em frentes à TV. Quanto ao comportamento alimentar, grande parte dos alimentos produzidos localmente eram consumidos raramente, de <1x mês/ 1 -3x mês, em contrapartida, os biscoitos recheados, balas e refrigerante, entre 1x na semana e 1x ao dia. Foi observado grande interesse e participação dos estudantes quanto as ações de EAN e verificou-se que as estratégias empregadas tiveram uma contribuição para a melhor captação do conhecimento e fixação dos conteúdos, além de proporcionar o conhecimento dos estudantes quanto as estratégias do PNAE, importância da agricultura familiar e hábitos saudáveis para a saúde. Considerando que a educação é um processo permanente, é de fundamental importância a prática de estratégias de EAN para a adoção permanente de hábitos alimentares saudáveis. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33647 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Nutrição |
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