Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33666

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorMORAES, Daniela Martins de Menezes-
dc.date.accessioned2019-09-25T22:26:35Z-
dc.date.available2019-09-25T22:26:35Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33666-
dc.description.abstractO presente texto intitulado “Ensinar e Aprender História nas Redes Sociais Online: Possibilidades e desafios para o espaço escolar” traz como problemática a grande influência das redes sociais online no processo de ensino-aprendizagem da História. Nosso objetivo central é discutir as potencialidades pedagógicas que as redes possuem na aprendizagem da História, ampliando a perspectiva para além de simples instrumento didático. Desta forma, buscamos conceituar a noção de Aprendizagem Histórica Digital fundamentando-a numa tríplice base conceitual: a Cibercultura (contexto), os homo zappiens e infoexcluídos (sujeitos) e as demandas de aprendizagem histórica contemporâneas, partindo de uma análise teórica dos escritos de LEVY (2010) e CASTELLS (2003) sobre a Era Digital, de VEEN (2009), SIBILIA (2012) e SILVA (2009) sobre o perfil do estudantes hodiernos e LEE (2003) sobre a Educação Histórica. Feito isso, realizamos uma observação do Instagram, buscando compreender dinâmica, almejando assim fazer uma apreciação dos usos pedagógicos possíveis e problematizar os seus perfis de usuários mais acessados que são voltados para a temática histórica. Os resultados nos mostraram que grande parte desses perfis não se propõe a fazer uma narrativa histórica com fins pedagógicos, mas exemplificar fatos e contar anedotas, sem uma reflexão profunda das temáticas expostas. Uma pesquisa de caráter quantitativo também foi realizada com nossos estudantes do ensino médio, a partir da aplicação de um questionário, que associada aos dados obtidos pelo Cetic.br nos auxiliaram a verificar seus hábitos e preferências no uso das tecnologias digitais e no acesso à Internet e as implicações disso na aprendizagem histórica. Partindo desse cenário intentamos propor a criação de um material, um guia prático voltado para professores para auxiliá-los no uso das redes sociais digitais nas aulas de História, facilitando a aplicação do conceito aqui proposto de Aprendizagem Histórica Digital. A parte propositiva desta pesquisa é caracterizada dessa forma pela concepção, construção e utilização do material por nós sugerido no intuito prático de facilitar o exercício da docência no processo de ensino-aprendizagem da História apoiado nas redes sociais online.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectComputadores e civilizaçãopt_BR
dc.titleEnsinar e aprender História nas redes sociais online : possibilidades e desafios para o espaço escolarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2222262488404600pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe present text entitled "Teaching and Learning History in Online Social Networks: Possibilities and challenges for the school space" presents as problematic the participation of online social networks in the teaching-learning process of History. Our main objective is to discuss the pedagogical potential that the networks have in the learning of History, extending perspective beyond simple didactic instrument. In this way, we seek to conceptualize the notion of Digital Historical Learning based on a threefold basis: Cyberculture (context), the homo zappiens and disconnected ones (subjects) and contemporary historical learning demands, starting from a theoretical analysis of the writings of LEVY ( 2010) and CASTELLS (2003) on the Digital Era, by VEEN (2009), SIBILIA (2012) and SILVA (2009) on the profile of today's students and LEE (2003) on Historical Education. After this, we observed Instagram seeking to understand its dynamics, aiming to make an appreciation of the possible pedagogical uses and to analyze its user profiles focused on the most accessed historical themes. The results showed us that a large part of these profiles does not propose to make a historical narrative for pedagogical means, but to exemplify facts and tell anecdotes, without a deep reflection of the themes exposed. A quantitative research was also carried out with our high school students, based on a questionnaire applied to the eight classes we taught, in order to verify their habits and preferences in the use of digital technologies and Internet access and the implications of this in the historical learning . Having made these inquiries associated with national-level data collections obtained by Cetic.br we observed that the vast majority of students do not use digital networks in learning history despite the time spent navigating cyberspace. Based on this scenario we intend to propose the creation of a material, a practical guide for teachers to assist them in the use of digital social networks in History classes, facilitating the application of the proposed concept of Digital Historical Learning. The purpose of this research is characterized in this way by the conception, construction and use of the material suggested by us for the practical purpose of facilitating the exercise of teaching in the teaching-learning process of History supported by online social networks.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Daniela Martins de Menezes Moraes.pdf4,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons