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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33667

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Humberto da Silva-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Emanuel Bernardo Tenório-
dc.date.accessioned2019-09-25T22:28:40Z-
dc.date.available2019-09-25T22:28:40Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33667-
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa é investigar a respeito da aprendizagem histórica, de modo mais específico sobre o modo como se constitui a dificuldade dos alunos do terceiro ano do ensino médio em perceber a participação política dos movimentos sociais no processo de redemocratização (1970-1980). Em razão disso estabeleceu-se como uma das metas principais a elaboração de uma proposta de intervenção didática que viesse ao encontro de intensificar a aprendizagem pretendida. A ideia é de que tal lacuna está relacionada entre outros fatores, com o modo como o ensino de história lida com a participação cidadã das crianças e adolescentes, caracterizando-se como adultocêntrico. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo dos livros didáticos do terceiro ano adotados por duas escolas públicas do estado de Pernambuco, localizadas na cidade do Cabo de Santo Agostinho. A perspectiva é verificar como tais obras abordam a participação das crianças e adolescentes na construção da narrativa escolar. A conclusão principal é que os livros didáticos, invisibilizam as crianças e adolescentes como sujeitos da própria história, na medida em que as citam apenas de modo ilustrativo ou então na condição de vítimas dos processos históricos. Diante disso foi proposta a elaboração de um paradidático que narrasse a trajetória do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) em Pernambuco. A intenção dessa produção é ser posteriormente incorporada na prática escolar dos professores e professoras de história mediante a disponibilização do mesmo à consulta pública. A característica principal desse paradidático é a utilização de uma linguagem criativa na qual o protagonismo das ações é dado às crianças e aos adolescentes, reforçando a identificação dos estudantes com esses atores sociais e favorecendo o movimento da empatia e da aprendizagem históricas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.titleDas ruas para as aulas de História : infâncias, cidadania e direitos humanospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5272512773811658pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1254987493556824pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research is to investigate historical learning, in a more specific way about the difficulty of the students of the third year of high school in perceiving the political participation of social movements in the process of redemocratization (1970-1980). For this reason, one of the main goals was the elaboration of a proposal for didactic intervention that would meet the intensification of the intended learning. The idea is that such a gap is related among other factors, how the teaching of history deals with the citizen participation of children and adolescents, characterizing itself as adult-centered. The methodology adopted was the content analysis of the third-year textbooks adopted by two public schools in the state of Pernambuco, located in the city of Cabo de Santo Agostinho. The perspective is to verify how such works approach the participation of the children and adolescents in the construction of the school narrative. The main conclusion is that textbooks make children and adolescents invisible as subjects of their own history, in that they cite them only in an illustrative way or as victims of historical processes. In view of this it was proposed the elaboration of a paradidático that narrated the trajectory of the National Movement of the Boys and Girls of Street (MNMMR) in Pernambuco. The intention of this production is to be later incorporated into the school practice of teachers and teachers of history by making it available to the public consultation. The main characteristic of this paradidático is the use of a creative language in which the protagonism of the actions is given to the children and the adolescents, reinforcing the identification of the students with these social actors and favoring the movement of historical empathy and learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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