Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33708

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCLEMENTE, Thárcylla Rebecca Negreiros-
dc.contributor.authorSOUSA, Jackson Epaminondas de-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:04:54Z-
dc.date.available2019-09-26T18:04:54Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33708-
dc.description.abstractLocalizado no sertão do Araripe, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Gesso de Pernambuco contribui para o desenvolvimento econômico-social nos aspectos regional e nacional, atendendo 95% da demanda brasileira de gipsita (matéria-prima do gesso), de acordo com o Estudo Técnico do FIEPE realizado em 2017. As Pequenas e Médias Empresas (PME) que fazem parte deste APL apresentam grande potencial de produção no âmbito nacional e buscam a expansão dos negócios através da internacionalização. No entanto, as PME apresentam particularidades estruturais que incentivam estudos sobre possíveis ações estratégicas que influenciam no processo de internacionalização, com base em fatores relevantes extraídos da literatura. Dessa forma, o presente trabalho explora a apresentação de ações estratégicas voltadas ao apoio e viabilização do processo de internacionalização de empresas participantes do APL Gesseiro, localizado do Estado de Pernambuco. Neste trabalho, foi estabelecida uma metodologia para identificar o nível de preparação para o processo de internacionalização dessas empresas, apoiado por uma análise de cinco empresas atuantes no referido APL. Em seguida, foi aplicado um modelo de decisão multicritério para priorização das ações estratégicas de médio-longo prazo visando à internacionalização, com base no Modelo Aditivo, onde a priorização das alternativas foi realizada com o decisor de uma empresa benchmarking de internacionalização do APL Gesseiro. Os resultados da pesquisa demonstraram que as empresas estudadas possuem um nível de preparação para a internacionalização regular (adequado), mas que necessitam melhorar alguns aspectos, principalmente no que se refere à ação capitar recursos financeiros para investimentos, esta ação é de grande relevância para o desenvolvimento das demais ações. Os resultados oferecem consistência na proposição de estratégias que auxiliem as demais empresas do APL a alcançarem o objetivo da internacionalização.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarial (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectIndicadores econômicos (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectGesso (Pernambuco)pt_BR
dc.titleEstudo de estratégias para a internacionalização do arranjo produtivo local de gesso do estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4746824318791084pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6533366910211925pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxLocated in the Brazil's arid northeast, in Araripe, the Local Productive Arrangement (LPA) of the plaster of Pernambuco contributes to the economic and social development in regional and national aspects, reaching 95% of the Brazilian demand for gypsum (plaster raw material), according to the Technical Study of FIEPE carried out in 2017. The Small and Medium Companies (SMC) that are part of this LPA show great volume of production in the national scope and seek an expansion of the business through internationalization. However, the SME present structural particularities that encourage studies about possible strategic actions that influence the internationalization process, based on relevant factors extracted from the literature. Thus, the present work explores the presentation of strategic actions aimed at supporting and making feasible the internationalization process of companies participating in LPA of the plaster, located in the State of Pernambuco. In this work, a study was carried out on the level of preparation for the process of internationalization of companies, supported by an analysis of five companies operating in the LPA. Next, a multicriteria decision model was applied to prioritize medium-long-term strategic actions with the objective of internationalization, based on the internationalization benchmarking model of LPA of the plaster. The results of the research demonstrated that the companies studied have a preparation level for the regular internationalization (adequate),but need to improve some aspects, mainly in relation to the action of raising financial resources for investments, this action is of great relevance for the development of other actions. The results offer consistency in the proposal of strategies that help the other companies of the LPA to achieve the goal of internationalization.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jackson Epaminondas de Sousa.pdf2,76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons