Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33746
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRITO, Yvana Carla Fechine de | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Pedro Paula de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T18:52:29Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T18:52:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33746 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a participação do espectador em programas televisivos diretos, ou seja, transmitidos ao vivo. No atual cenário de mídia, diversas atrações vêm incentivando o público a produzir conteúdos (mensagens de texto, fotos ou vídeos) e a enviá-los pela internet, o que permite uma colaboração sincrônica e intensa. Para investigar o fenômeno, optamos pelo segmento esportivo, particularmente as atrações sobre futebol da TV fechada, em que a prática se mostra frequente. Durante os meses de março e abril de 2018, observamos 32 produtos distintos, a partir dos quais foi possível identificar um modo geral de funcionamento da participação, apresentado aqui na forma de um modelo. Esse esquema revela que os mecanismos de engajamento se organizam, dentro dos programas, em um percurso lógico de cinco etapas: convocação; anúncio de canais; comunicação de regras procedimentais; atuação do público e uso de conteúdos. Ao mesmo tempo, procuramos discutir o papel do telespectador no arranjo colaborativo. A base teórico-metodológica da pesquisa é a semiótica de linha francesa (ou semiótica discursiva), desenvolvida por Algirdas J. Greimas. Em seus desdobramentos atuais, especialmente com os estudos de Eric Landowski, a disciplina tem se aproximado do cotidiano, contribuindo para o exame de objetos midiáticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Telespectador | pt_BR |
dc.subject | Programas sobre futebol | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Semiótica de linha francesa | pt_BR |
dc.title | “Vem com a gente na hashtag”: por um modelo da participação do espectador em programas televisivos sobre futebol | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6708580173006148 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9747239620879117 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work analyzes the viewer participation on live television shows. In the current media scenario, several programs are encouraging the audience to produce content (text messages, photos or videos) and send them over the internet, which allows an intense and synchronic collaboration. Aiming to investigate this phenomenon, sports segment programs were chosen, particularly soccer shows on pay TV, where this usually happens. Along March and April 2018, 32 different products were observed, from which it was possible to notice a general participation mode, shown here as a model. This scheme reveals that the mechanisms of engagement are organized, within the programs, in a logical sequence of five stages: call up; channel advertising; communication of procedural rules; performance of the audience and use of content. At the same time, we seek the viewer role in the collaborative arrangement. The theoretical-methodological basis for this research is the French Semiotics (or Discursive Semiotics), elaborated by Algirdas J. Greimas. In its current developments, especially with Eric Landowskis studies, the discipline approaches to everyday life, contributing for media objects examination. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons