Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33746

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRITO, Yvana Carla Fechine de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Pedro Paula de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:52:29Z-
dc.date.available2019-09-26T18:52:29Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33746-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a participação do espectador em programas televisivos diretos, ou seja, transmitidos ao vivo. No atual cenário de mídia, diversas atrações vêm incentivando o público a produzir conteúdos (mensagens de texto, fotos ou vídeos) e a enviá-los pela internet, o que permite uma colaboração sincrônica e intensa. Para investigar o fenômeno, optamos pelo segmento esportivo, particularmente as atrações sobre futebol da TV fechada, em que a prática se mostra frequente. Durante os meses de março e abril de 2018, observamos 32 produtos distintos, a partir dos quais foi possível identificar um modo geral de funcionamento da participação, apresentado aqui na forma de um modelo. Esse esquema revela que os mecanismos de engajamento se organizam, dentro dos programas, em um percurso lógico de cinco etapas: convocação; anúncio de canais; comunicação de regras procedimentais; atuação do público e uso de conteúdos. Ao mesmo tempo, procuramos discutir o papel do telespectador no arranjo colaborativo. A base teórico-metodológica da pesquisa é a semiótica de linha francesa (ou semiótica discursiva), desenvolvida por Algirdas J. Greimas. Em seus desdobramentos atuais, especialmente com os estudos de Eric Landowski, a disciplina tem se aproximado do cotidiano, contribuindo para o exame de objetos midiáticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectTelespectadorpt_BR
dc.subjectProgramas sobre futebolpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSemiótica de linha francesapt_BR
dc.title“Vem com a gente na hashtag”: por um modelo da participação do espectador em programas televisivos sobre futebolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6708580173006148pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9747239620879117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis work analyzes the viewer participation on live television shows. In the current media scenario, several programs are encouraging the audience to produce content (text messages, photos or videos) and send them over the internet, which allows an intense and synchronic collaboration. Aiming to investigate this phenomenon, sports segment programs were chosen, particularly soccer shows on pay TV, where this usually happens. Along March and April 2018, 32 different products were observed, from which it was possible to notice a general participation mode, shown here as a model. This scheme reveals that the mechanisms of engagement are organized, within the programs, in a logical sequence of five stages: call up; channel advertising; communication of procedural rules; performance of the audience and use of content. At the same time, we seek the viewer role in the collaborative arrangement. The theoretical-methodological basis for this research is the French Semiotics (or Discursive Semiotics), elaborated by Algirdas J. Greimas. In its current developments, especially with Eric Landowskis studies, the discipline approaches to everyday life, contributing for media objects examination.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons