Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33753

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Paulo Henrique-
dc.contributor.authorCOSTA, Julie Hanna de Souza Cruz e-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:57:06Z-
dc.date.available2019-09-26T18:57:06Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33753-
dc.description.abstractNo Brasil atual, o crack e seus usuários ocupam um lugar protagonista no imaginário social da população e no seu consequente debate publico. A centralidade desses fenômenos se dá, dentre outros motivos, por seus impactos associados à saúde coletiva, assim como à [des]ordem urbana. Nesse horizonte, a Sociologia, através de investigações qualitativas e quantitativas, tem proporcionado perspectivas e abordagens plurais que em muito enriquecem as discussões, contribuindo ainda à elaboração de políticas públicas dirigidas à população de usuários. Inserindo-se, assim, em tal seara interpretativa, meu trabalho teve como objetivo a interlocução com usuários de crack, a fim de compreender a forma como esses percebiam o universo simbólico do noiado – aquele usuário que, em um primeiro olhar, haveria descambado em um consumo percebido pelos demais enquanto abusivo. Nesta dissertação busco, então, apresentar os resultados dessa incursão etnográfica, feita em um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-Ad) do Recife, entre fevereiro e abril de 2016, a partir de entrevistas semi-dirigidas, complementadas por observação participante e análise documental. Delineio, de início, um quadro analítico-descritivo sobre a categoria nativa – ao mesmo tempo que terminologia moral – do noiado para, logo após, associado àquele, expor uma descrição deste tipo-psicossocial. Tomando como pano de fundo a sociedade moderna tardia e sua moral [in]articulada assim como percebida por Charles Taylor e Jessé Souza, argumento, na esteira da antropóloga Taniele Rui, que o noiado é, mais do que apenas um corpo, um sujeito abjeto, gerador de repulsa e caracterizado por uma trajetória de exclusão e miséria moral. Paradoxalmente real e fantasmagórico, o noiado é ainda, apesar de alheio, espelho íntimo temido e indesejável de degradação pessoal. No mais e por fim, aponto o noiado enquanto categoria síntese e evidencio a sua centralidade no debate público atual, reconstruindo, para tanto, condições objetivas e subjetivas de produção e reprodução desse tipo de usuário de crack – descrito pelos demais enquanto extremo, abjeto, desprovido de todo e qualquer discernimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectDrogas – Abusopt_BR
dc.subjectCrack (Droga)pt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectMiséria moralpt_BR
dc.titleEntre pedras e paranóias: contribuições sociológicas sobre a categoria noiadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0385187733507117pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6218095707596245pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxIn the contemporary Brazil, the crack and its abusive users have special visibility. The centrality of these phenomena is, among other reasons, associated with their impacts concerning collective health, as well as public order. In this horizon, Sociology, through qualitative and quantitative investigations, has provided plural perspectives and approaches that greatly enrich the discussions. In this interpretative field, my research aimed to understand, through interlocutions with crack users, how they perceived the symbolic universe of the noiado - that user who, at a first view, would have discarded in a consumption perceived by others as abusive. In this dissertation, I present the results of this incursion, made in a Psychosocial Care Center - Alcohol and Drugs (CAPs-Ad) in Recife-Brazil between February and April 2016, using semi-directed interview, complemented by participant observation and documentary analysis. Firstly, I give an analyticaldescriptive picture about the native category – also moral terminology – noiado, and, shortly after, associated with it, I resume an overview of the social imaginary of this psychosocial type. Having as background the modern society and its [in]articulated moral (TAYLOR, 1989; SOUZA, 2003, 2004), I argue, in the theoretical genealogy of the anthropologist Taniele Rui (2012), that the noiado, more than just an objected body, is an abject subject, generator of repulsion and characterized by a trajectory of exclusion and moral misery. Paradoxically real and phantasmagoric, the noiado is, albeit extraneous, a feared and undesirable intimate mirror of personal degradation. Finally, to conclude, I present the noiado as a synthesis-category and I put in evidence its centrality in the current public debate, reconstructing objective and subjective conditions of production and reproduction of this kind of crack user – presented by others as extreme, abject, devoid of any discernment.pt_BR
dc.description.abstractxAu Brésil contemporain, le crack et ses usagers abusifs reçoivent une visibilité particulière. La centralité de ces phénomènes est donnée, entre autres, pour leurs impacts associés à la santé collective et à l’ordre public. Dans cet horizon, la Sociologie, par la recherche qualitative et quantitative, fourni des connaissances et des approches plurielles qui enrichissent grandement les discussions. Insérée dans tel champ interprétatif, ma recherche eut pour objectif le dialogue avec les usager du crack, afin de comprendre comment ceux-ci perçoivent l’univers symbolique du noiado — un usager qui, à première vue, serait tombé dans la consommation perçue par d’autres comme abusive. Dans ce mémoire, donc, je présente les résultats de cette incursion effectuée dans un Centre d´Attention Psychosociale — Alcool et drogues (CAPs-Ad) de Recife/Brésil, entre février et avril 2016, à travers des entretiens semi-structurés, complétés par des observations participantes et des analyses de documents. D’abord, au premier moment de ce rapport, j’offre une analyse descriptive de la catégorie native — aussi terminologie morale — noiado, pour, juste après, donner un aperçu de l’imaginaire social de ce type psychosocial. En prenant en compte la société moderne tardive et sa moralité [in]articulée ainsi comme aperçues par Charles Taylor et Jessé Souza, dans l’héritage théorique de l’anthropologue Taniele Rui, j’argumente que le noiado est, plus qu´un corps, un sujet abject, générateur de dégoût et caractérisé par une trajectoire d’exclusion et de misère morale. Paradoxalement réel et fantasmagorique, le noiado est un miroir intime et indésirable de dégradation personnelle. Enfin, pour conclure, je présente le noiado en tant qu’une catégorie de synthèse et je montre sa centralité dans le débat public actuel, en reconstruisant des conditions objectives et subjectives de production et de reproduction de ce type d’usager du crack — présenté par d’autres comme extrême, abject, dépourvu de tout discernement.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Julie Hanna de Souza Cruz e Costa.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons