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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33762

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Cristiano Alexandre Virgínio-
dc.contributor.authorSANTOS, Augusto César de Jesus-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:12:21Z-
dc.date.available2019-09-26T19:12:21Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33762-
dc.description.abstractApesar do desenvolvimento de modelos em manutenção ter ocorrido de forma tardia em relação aos modelos de produção, este tipo de modelagem representa atualmente uma possibilidade de melhoria efetiva nos aspectos operacionais e estratégicos das indústrias, contribuindo para um melhor posicionamento competitivo. No entanto, os modelos desenvolvidos às vezes não fornecem uma boa representação da realidade ou são excessivamente complexos, desencorajando a aplicação na prática. Nesse contexto, esta dissertação propõe o desenvolvimento de uma metodologia para a modelagem da manutenção que engloba tanto o processo de identificação e solução do problema, bem como a implementação prática da solução. Essa metodologia é baseada em uma integração de abordagens anteriormente propostas, mas aplicadas de forma isolada. Como resultado, a metodologia consegue apontar formas de caracterização do caso em estudo, direcionar a (re)formulação matemática de modelos e guiar o processo de implementação prática da solução na realidade. Além disso, este estudo propõe, de forma mais específica, modificações em modelos delay time para componente simples e para sistema multicomponente, ampliando suas possibilidades de aplicação para contextos recorrentes em muitas situações práticas. Esses contextos se referem às situações em que o tempo em estado defeituoso interfere negativamente no desempenho do componente ou sistema, por meio da redução de sua eficiência ou afeta negativamente no reparo e reciclagem do item, para sua posterior reutilização. Nesse sentido, as modelagens propostas possibilitam que um custo relativo ao tempo de permanência em estado defeituoso seja inserido nos modelos delay time analisados. Por fim, a contribuição deste trabalho é destacada de duas formas: estrutura-se um framework para identificação e estruturação do problema que consiste no estabelecimento de políticas de manutenção suportadas por modelos matemáticos e propõe-se uma melhoria para um tipo de modelagem amplamente aplicada ao contexto da manutenção industrial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectModelagem em manutençãopt_BR
dc.subjectMetodologia para modelagempt_BR
dc.subjectDelay timept_BR
dc.subjectCusto em estado defeituosopt_BR
dc.titleProposta de metodologia para modelagem da manutenção e inserção do custo em estado defeituoso em modelos delay time para componente simples e para sistema multicomponentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0186550149354797pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6312739422908628pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxAlthough the development of maintenance models has occurred late in relation to production models, this type of modeling represents a possibility to promote improvement in the operational and strategic aspects of industries, contributing to a better competitive positioning. However, the models developed sometimes do not provide a good representation of reality or are excessively complex, discouraging application in practice. In this context, this thesis proposes the development of a methodology for maintenance modeling that encompasses both the process of identifying and solving the problem, as well as the practical implementation of the solution. The methodology is based on an integration of approaches previously proposed, but applied in different ways. As a result, the methodology is able to point out ways of characterizing the case under study, to direct the mathematical (re)formulation of models and to guide the process of practical implementation. Besides, this thesis proposes some modifications in delay time models for single and multicomponent systems, extending their possibility of application to recurrent contexts in many practical situations. These contexts refer to situations in which the time in defective state interferes in the performance of the component or system, by reducing its efficiency, or interferes in the repair and recycling of the item, for its subsequent reuse. In this sense, the proposed modeling allows a cost related to the sojourn time in a defective state to be inserted in the analyzed delay time models. Finally, the contribution of this work is highlighted in two ways: a process for the development of case studies and formulation of maintenance models is proposed, and an improvement for a type of modelling widely applied to the context of industrial maintenance is suggested.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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