Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33774

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke de-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Rosilene Gleice Duarte-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:32:35Z-
dc.date.available2019-09-26T19:32:35Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33774-
dc.description.abstractAs crises humanitárias e econômicas impulsionam os movimentos migratórios em todo o mundo. O Brasil, signatário de convenções internacionais, reconhece seu dever de proteção aos imigrantes refugiados, os quais são recepcionados nas fronteiras do país pela Polícia Federal, instituição de direito público responsável pelo controle migratório e atendimento das solicitações de refúgio. As instituições públicas não possuem preocupação com competitividade ou lucratividade. Entretanto, o processo de globalização e o desenvolvimento da tecnologia tornaram os cidadãos mais exigentes, e a administração pública, como um todo, deve estar preparada para assisti-los, incorporando aos seus processos valores relacionados à eficiência. Neste sentido, o planejamento estratégico passa a ocupar papel central, a viabilizar o alcance dos objetivos organizacionais. É fundamental concentrar esforços para produzir decisões e ações que direcionem os rumos do empreendimento, definindo assim a identidade organizacional, com a coerência necessária para atingir as metas estabelecidas. Neste trabalho, com o objetivo de melhorar o processo de atendimento de solicitantes de refúgio pela Polícia Federal, em Estados fronteiriços com países que atravessam crises migratórias, foi aplicada a Soft Systems Methodology de Checkland, que através de seus sete estágios, permitiu a compreensão do processo de atendimento de solicitantes de refúgio, a identificação e proposição de ações que, sendo coerentes com o pensamento da instituição pesquisada e seus colaboradores, evidenciam e consolidam um conhecimento corporativo, com ênfase na aprendizagem organizacional. Assim, como produto deste trabalho, é oferecida à instituição pesquisada uma nova técnica para o aprimoramento continuado do seu processo de atendimento de solicitantes de refúgio, a qual, já sendo diretamente aplicada no Estado de Roraima, e poderá ser replicada em outras unidades fronteiriças, e ainda com potencial de aplicação em várias outras áreas de atuação do órgão, gerando economia no emprego dos recursos humano e material, além de impacto social relevante decorrente da prestação de serviço público mais eficiente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectSoft systems methodologypt_BR
dc.titleProposta para melhoria do processo de atendimento de solicitantes de refúgio em estados fronteiriços, através da aplicação da soft systems methodologypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7164235934505925pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302059236331702pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.description.abstractxHumanitarian and economic crises propel migratory movements around the world. Brazil, a signatory of international conventions, recognizes its duty to protect refugee immigrants, who are received at the borders of the country by the Federal Police, an institution of public law responsible for migratory control and meeting requests for refuge. Public institutions are not concerned with competitiveness or profitability. However, the process of globalization and the development of technology have made citizens more demanding, and public administration needs to be prepared to assist them by incorporating efficiency-related processes into their processes. The strategic planning will occupy a central role, making feasible the achievement of the organizational objectives. It is essential to concentrate efforts to produce decisions and actions that guide the directions of the enterprise, to define the organizational identity, with the coherence necessary to reach the established goals. In this work, Checkland's Soft Systems Methodology was applied with the objective of improving the process of assisting applicants for refugees by the Federal Police in border states with countries that are experiencing migratory crises. Through its seven stages, the process of attending refuge applicants, identifying and proposing actions that, consistent with the thought of the researched institution and its collaborators, evidence and consolidate a corporate knowledge, with an emphasis on organizational learning. Thus, as a product of this work, a new technique is offered to the institution researched for the continuous improvement of its process of service of refuge applicants, which, being directly applied in the State of Roraima, can be replicated in other border units, and also with potential for application in other areas of the agency, ensuring economy in the use of human and material resources and relevant social impact resulting from the provision of a more efficient public service.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rosilene Gleice Duarte Santiago.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons