Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33786

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Filipe Augusto Barreto-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Luiz Felipe Xavier-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:43:43Z-
dc.date.available2019-09-26T19:43:43Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33786-
dc.description.abstractA presente dissertação teve por objetivo a reconstrução da argumentação de Nietzsche sobre uma genealogia do Estado e do direito. Assim, lançamos mão da hipótese de que, ao realizar uma Genealogia da moral, Nietzsche inevitavelmente procedeu a uma genealogia do Estado e do direito. Tal ideia, para nós, se apresentou como factível a partir da própria estrutura e argumentação apresentada em Genealogia da moral. Em que pese tenhamos nos utilizado da Genealogia da moral como ponto central da discussão, recorremos aos demais textos do corpus nietzschiano para compreender como o autor trata o tema e justificar que, durante toda a sua obra, ele possui a preocupação de dar uma resposta ao tema da procedência do Estado e do direito. Nesse sentido, propomos a presente dissertação como um trabalho de comentário aos textos de Nietzsche. Em um primeiro momento, revisitamos o conceito de genealogia elaborado pelo filósofo, a fim de apresentar a fundamental concepção que liga uma “genealogia do Estado” e uma “genealogia do direito” como tarefas necessárias da Genealogia da moral. A partir disso, em momento posterior, desenvolvemos a argumentação: primeiro sobre uma “genealogia do Estado” e depois sobre uma “genealogia do direito”. Ao percorrer tal itinerário, que buscou colocar à prova nossa hipótese, julgamos ter também habilitado Nietzsche como um heterodoxo teórico do Estado e filósofo do direito.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectGenealogia (Filosofia)pt_BR
dc.subjectDireito – Filosofiapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1990pt_BR
dc.titleGenealogia do Estado e do Direito em Nietzschept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO NETO, João Evangelista Tude de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2210641492395435pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4024282340956331pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this dissertation was to reconstruct Nietzsche’s argumentation about a State genealogy and of the right. Thus, we hypothesize that, carrying out On the Genealogy of Morals, Nietzsche inevitably proceeded to a genealogy of State and right. This idea, for us, was presented as feasible from the very structure and argumentation presented in On the Genealogy of Morals. In spite of the fact that we have used On the Genealogy of Morals as the focal point of the discussion, we have reffered to the other texts of Nietzsche’s corpus to understand how the author approaches the theme and to justify that throughout his work he is concerned to give a response to the theme of the State and right genesis. In this sense, we propose the present dissertation as a work of commentary on Nietzsche’s texts. We revisit the concept of genealogy elaborated by the philosopher, in order to present the fundamental conception that links a "State genealogy" and a "genealogy of the right" as necessary tasks of On the Genealogy of Morals. From this perspective, in a later moment, we develop the argument: first on a "State genealogy" and then on a "genealogy of the right". In going through this itinerary, which sought to test our hypothesis, we believe that Nietzsche was also qualified as a heterodox theorist of the state and philosopher of right.pt_BR
dc.description.abstractxLa présente dissertation visait à reconstituer l'argument de Nietzsche concernant une généalogie de l'État et du droit. Ainsi, nous émettons l'hypothèse que, en effectuant une Généalogie de la morale, Nietzsche a inévitablement procédé à une généalogie de l'État et du droit. Cette idée, pour nous, a été présentée comme réalisable à partir de la structure même et de l'argumentation présentées dans Généalogie de la morale. Bien que nous ayons utilisé la Généalogie de la morale comme point central de la discussion, nous avons recours aux autres textes du corpus nietzschéen afin de comprendre comment l’auteur traite le thème et de justifier que, tout au long de son travail, il s’agisse de donner une réponse au thème de la genèse de l'État et du droit. En ce sens, nous proposons la présente thèse comme un travail de commentaire sur les textes de Nietzsche. Dans un premier temps, nous revenons sur le concept de généalogie élaboré par le philosophe, afin de présenter la conception fondamentale qui lie une "généalogie de l'État" et une "généalogie du droit" comme tâches nécessaires de la Généalogie de la morale. A partir de là, plus tard, nous développons l’argumentation: d’abord sur une "généalogie de l’État", puis sur une "généalogie du droit". En parcourant cet itinéraire qui cherchait à vérifier notre hypothèse, nous pensons que Nietzsche était également qualifié d'hétérodoxe théorique de l'État et de philosophe du droit.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luiz Felipe Xavier Gonçalves.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons