Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33794

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Eduarda da Mota-
dc.contributor.authorCALABRIA, Ericka Maria de Melo Roch-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:52:24Z-
dc.date.available2019-09-26T19:52:24Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33794-
dc.descriptionRATTON JÚNIOR, José Luiz de Amorim, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RATTON, José Luiz de Amorimpt_BR
dc.description.abstractHistoricamente configurados como espaços de sociabilidade da elite regulados pelos códigos normativos relacionados à alimentação, os restaurantes são também, na contemporaneidade, produtos, elaborados em concepções sobre as quais incidem, com vigor, a estilização e a estetização decorrentes da crescente sofisticação do mercado da gastronomia e do entretenimento. Nesse contexto, tornam-se objeto de um planejamento que exige a sintonia, cada vez mais refinada, com o seu público-alvo, possível apenas mediante a compreensão profunda do seu estilo de vida. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, enfoca os seus espaços arquitetônicos como uma produção social em uma dupla abordagem: lefebvriana, na análise da constituição dessa produção em múltiplas e dialéticas significações situadas historicamente; e bourdiesiana, na análise da constituição do espaço arquitetônico como parte do produto restaurante, e que se materializa como resposta objetivada dos arquitetos aos gostos, práticas e disposições correspondentes a estilos de vida específicos. Buscamos, ainda, o aporte mais pontual de Georg Simmel, a partir da abordagem das categorias espaço, alimentação e sociabilidade. O entrelaçamento analítico desses autores almeja compreender os espaços projetados como resultado de uma ampla construção social que contempla, entretanto, demandas específicas referentes a grupos objetivamente situados no espaço social. Estabelecemos para isso, um recorte na cidade de Recife, em estudos de caso: três restaurantes, cujas instalações foram projetadas por arquitetos e que, dentro da classificação da socióloga Joanne Finkelstein, se caracterizam respectivamente como envolvente, espetacular e de conveniência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEspaço (Arquitetura) – Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectRestaurantes – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectValores sociaispt_BR
dc.titleUm olhar sociológico sobre a produção do espaço arquitetônico : múltiplas reflexões sobre restaurantes no Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRATTON JÚNIOR, José Luís de Amorim-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3564220946174205pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6936205242822504pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxRestaurants have historically been spaces where elites can socialize regulated by normative food codes. However, in the growingly sophisticated food and entertainment industry of contemporary society, they are also products designed especially around concepts of style and aesthetics. The planning of restaurants thus requires increasing refinement of relations with their target public and this is only possible through in-depth examination of the latter’s style of life. In this qualitative study, the social construction of the architectural space of restaurants is seen from two different viewpoints. Following Lefebvre, it analyzes the constitution of this production into historically-situated multiple dialectical meanings. Following Bourdieu, it examines the constitution of planned architectural space as part of the restaurant product, in which architects reflect the tastes, practices and desires of various specific lifestyles. The study also adopts the approach developed by Georg Simmel dealing with subjects such as space, food and sociability. The interweaving of these approaches seeks to understand howspaces come about as a result of a broad process of social construction, which, nevertheless, addresses the specific demands of groups objectively situated in social space. The study thus provides a sketch of the city of Recife in case studies of three restaurants whose installations were designed by architectsand which, according to the classification developed by the sociologist Joanne Finkelstein, are characterized respectivelyas engaging, spectacular and convenient.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ericka Maria de Melo Rocha Calabria.pdf9,84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons