Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33797

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Josimar Jorge Ventura de-
dc.contributor.authorSANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:55:10Z-
dc.date.available2019-09-26T19:55:10Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33797-
dc.descriptionSANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: FONSECA, Fernanda Camilapt_BR
dc.description.abstractA partir da última década pode-se perceber que produções cinematográficas passam a trazer para o grande público mais mulheres em frente e por trás das câmeras. Contemporaneamente pode-se observar uma mudança nos mais diversos domínios do cinema que vai desde a criação e produção fílmica até a sua distribuição (LIPOVETSKY & SERROY, 2007). Nesse sentido, o presente trabalho propõe analisar de que forma pode-se perceber, dentro da narrativa fílmica, aspectos que apresentam um rompimento ou uma perpetuação de estruturas de poder, assim como as mulheres e certos temas que estejam presentes na narrativa são abordados, sobretudo nos filmes O Bebê de Bridget Jones e Mulher-Maravilha (2017). Para tanto, a pesquisa direciona-se a partir dos estudos fílmicos feministas e dos estudos culturais, assim como trabalha o conceito de pós-feminismo dentro de narrativas hollywoodianas. O estudo se realizou através da análise fílmica de filmes que tragam mulheres como protagonistas e a partir dessa seleção os filmes foram analisados através de uma metodologia baseada na análise interpretativa (DENZIN, 1995) de filmes, para que se possa compreender essa nova representação da mulher pela indústria cinematográfica. Os dados obtidos foram submetidos à bibliografia de perspectiva feminista e marxista, assim como norteados por ambas. Através da pesquisa, percebe-se que os dados apontam para uma série de nuances dentro destas novas narrativas fílmicas e que a própria análise não poderia ser feita de maneira maniqueísta e simplória em que se questiona apenas se determinada produção é boa ou má em termos representacionais para as mulheres.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectMulheres na indústria cinematográficapt_BR
dc.subjectMulheres no cinemapt_BR
dc.titleMulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3707042847849579pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4863742227544521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxFrom the last decade it can be seen that cinematographic productions are bringing more women in front of and behind the cameras to the public. Contemporaneously one can observe a change in the most diverse fields of the cinema that goes from the creation and filmic production until its distribution (LIPOVETSKY & SERROY, 2007). In this sense, the present work proposes to analyze how, within the film narrative, one can perceive aspects that present a rupture or perpetuation of power structures, just as women and certain themes that are present in the narrative are approached, especially in the films Bridget Jones's Baby and Wonder Woman (2017). Therefore, the research is based on feminist film studies and cultural studies, just as works the concept of post-feminism within Hollywood narratives. The study was conducted through the film analysis of films that bring women as protagonists and from that selection the films were analyzed through a methodology based on the interpretive analysis (DENZIN, 1995) of films, in order to understand this new representation of women by the film industry. The data obtained were submitted to the bibliography of feminist and Marxist perspective, as well as guided by both. Through the research, it is noticed that the data point to a series of nuances within these new film narratives and that the analysis itself could not be made in a manichean and simple-minded way in which it is only questioned whether a given production is good or bad in representational terms for women.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fernanda Camila Fonseca Silva dos Santos.pdf805,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons