Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33831

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorGALVÃO, Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros-
dc.date.accessioned2019-09-26T21:39:19Z-
dc.date.available2019-09-26T21:39:19Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33831-
dc.description.abstractO presente trabalho estuda possibilidades de uso da biografia, como recurso didático em sala de aula, no Ensino Médio, em diálogo com a produção historiográfica mais recente. O objetivo é analisar como o estudo de biografias, dentro do aporte teórico-metodológico da historiografia atual, em um processo de mediação pedagógica desenvolvido pelo docente em sala de aula, pode contribuir para a construção de saberes históricos entre os discentes do Ensino Médio. Dessa forma, busca-se responder à questão: Como desenvolver a construção de saberes históricos em sala de aula a partir do trabalho com biografias? O debate acerca da relação entre biografia e historiografia/ciências humanas perpassa por autores como François Dosse, Pierre Bourdieu, Lígia Pereira e Benito Schmidt. A questão da mediação pedagógica do docente frente ao desafio de trabalhar em sala de aula com o uso de biografias, diante dos novos olhares e sujeitos que emergem na historiografia atual, tem como referência autores como Jörn Rüsen, Peter Lee, Fernando Penna, Selva Guimarães e Ilmar Mattos. Através da análise da narrativa biográfica em relação a historiografia e da constatação da presença de biografias no Ensino de História ao longo do tempo busca-se problematizar essa prática bem como estudar possibilidades do emprego de histórias de vida em sala de aula na atualidade, dentro de um processo de ressignificação das mesmas. Como resultado pretende-se a construção de um produto didático-pedagógico para uso dos professores de Ensino Médio, com orientações, sugestões e caminhos para o trabalho com biografias em sala de aula a partir de seus novos papéis e perspectivas historiográficas atuais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleBiografia na sala de aula : a construção de saberes históricos a partir do trabalho com histórias de vidapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8389538360564530pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe present work studies possibilities of using biography as a didactic resource in the classroom, in High School, in dialogue with the most recent historiographical production. The objective is to analyze how the study of biographies, within the theoretical-methodological contribution of the actual historiography, in a process of pedagogical mediation developed by the teacher in the classroom, can contribute to the construction of historical knowledge among High School students. Thus, we try to answer the question: How to develop the construction of historical knowledge in the classroom from the work with biographies? The debate about the relationship between biography and historiography / human sciences pass through authors such as François Dosse, Pierre Bourdieu, Lígia Pereira and Benito Schmidt. The question of teachers' pedagogical mediation in the face of the challenge of working in the classroom with the use of biographies, facing a new looks and subjects that emerge in the actual historiography, is based on authors such as Jörn Rüsen, Peter Lee, Fernando Penna, Selva Guimarães and Ilmar Mattos. Through the analysis of the biographical narrative in relation to the historiography and the verification of the presence of biographies in the Teaching of History over time it is searches to problematize this practice as well as to study possibilities of the use of stories of life in the classroom in the present time, within a process to resignify them. As a result, intends to build a didactic-pedagogical product for the use of High School teachers, with orientations, suggestions and ways to work with biographies in the classroom from their new roles and actual historiographical perspectives.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jerônimo Adelino Pereira Cisneiros Galvão.pdf3,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons