Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33836
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Ricardo Pinto de | - |
dc.contributor.author | TORRES NETO, Dilermando Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T21:46:01Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T21:46:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33836 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho, Cidade, História e Memória: Educação Patrimonial em São Bento do Una – PE, busca analisar a importância de perceber a relação que há entre o Ensino de História, História Local, Cidade e Patrimônio a partir da observação, registro, pesquisa e apropriação das evidências presentes no espaço urbano. O presente se conecta com o passado a partir dos vários vestígios existentes, por exemplo, em uma cidade. Como podemos conhecer, a partir das transformações do espaço urbano e seu entorno, a história de nossa cidade, bem como, o que se aprende e se constrói? Para tentar responder a esta e outras questões, propomos organizar um projeto didático, intitulado Memórias da Cidade, onde buscamos trabalhar a relação que há entre história, cidade e educação no entendimento e construção da identidade através da valorização da memória, utilizando-se de fotografias antigas da cidade. O projeto em tela foi desenvolvido com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Governador Eduardo Campos da cidade de São Bento do Una-PE. Como “produto” deste trabalho, estamos propondo como subsídio ao trabalho docente, uma cartilha discutindo o itinerário seguido para elaborar o projeto desenvolvido neste trabalho, bem como apresentando alguns conceitos utilizados, pistas e referências de como trabalhar com projetos didáticos, bem como propostas de atividades avaliativas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cidades e vilas | pt_BR |
dc.subject | Memória coletiva – São Bento do Una (PE) | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.title | Cidade, História e Memória : educação patrimonial em São Bento do Una - PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9013654675368711 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1283820124078505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work, City, History and Memory: Patrimonial Education in São Bento do Una - PE, seeks to analyze the importance of perceiving the relationship between History, Local History, City and Heritage Teaching through observation, registration, research and appropriation of the evidence present in the urban space. The present connects with the past from the various vestiges that exist, for example, in a city. How can we know, from the transformations of urban space and its surroundings, the history of our city, as well as, what is learned and constructed? To try to answer this and other questions we propose to organize a didactic project entitled Memories of the City where we seek to work the relation between history, city and education in the understanding and construction of the identity through the valorization of memory, old photographs of the city. The screen project was developed with the students of the 1st year of High School of the Governador Eduardo Campos Technical School in the city of São Bento do Una-PE. As a "product" of this work, we are proposing as a subsidy to the teaching work, a booklet discussing the itinerary followed to elaborate the project developed in this work, as well as presenting some concepts used, clues and references of how to work with didactic projects, as well as proposals of evaluation activities. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Dilermando Pereira Torres Neto.pdf | 9,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons