Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33875

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Jackeline Amantino de-
dc.contributor.authorSILVA, Mayara Andresa Pires da-
dc.date.accessioned2019-09-27T16:59:02Z-
dc.date.available2019-09-27T16:59:02Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33875-
dc.description.abstractDiante do cenário da formação profissional de nível médio técnico no Brasil, mais especificamente em Pernambuco, este trabalho teve como objetivo central analisar como as instituições de ensino, de nível médio técnico, atuam para a formação por competências profissionais do indivíduo no Polo de Confecções do Agreste. A revisão teórico-conceitual, pertinente ao tema, permitiu a discussão e aprofundamento dos construtos Competências, Competências Profissionais e Formação por Competências. Para a consecução do objetivo descrito, realizou-se uma pesquisa essencialmente qualitativa do tipo descritivo-analítica, que adotou como método: um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados, utilizados, foram: as fontes documentais e entrevistas semiestruturadas com dez gestores de instituições de ensino que atuam na formação profissional, de nível médio técnico, desenvolvida no referido Polo. Foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo para examinar o conjunto do material empírico em torno das dimensões delineadas para a análise das situações de formação. Após a apresentação e análise dos dados, percebe-se que, atualmente o SENAI, o SENAC, o IFPE e a Secretaria de Educação do Estado estruturam seus documentos, currículos e metodologia de ensino na noção das competências e direcionados à construção de um perfil profissional atinente às demandas postas pela sociedade contemporânea. Por fim, concluiu-se que embora os processos formativos sejam de caráter nacional, no contexto do Polo eles guardarão algumas especificidades impostas pelas características socioeconômicas sobre as quais se organizam.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectCompetências profissionaispt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleFormação profissional e educação técnica de ensino médio: um estudo sobre competências no contexto do Polo de Confecções do Agreste Pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8978337810096823pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6859223626901586pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxOwing to the scenario of scholar technical secondary education in Brazil, more specifically in Pernambuco, this work had as its central objective to analyze how the teaching institutions, at technical education, work for training subject’s professional skills at the Agreste Confections Pole. The theoretical-conceptual review, pertinent to the theme, allowed the discussion and deepening of the constructs Competences, Professional Competences and Professional Formation for Competences. In order to achieve the described objective, an essentially qualitative research of the descriptive-analytical type was executed, adopting a study of case as a method. The data collection instruments used were: documental analysis and semi-structured interviews with ten managers of education’s institutions that work in the professional formation of level secondary technical developed on previous mentioned Pole. The thematic analysis of content was used to examine the set of empirical material around the dimensions outlined for the analysis of formation situations. After presenting and analyzing the data, it is noticed that, currently, SENAI, SENAC, IFPE and the State Department of Education structure their documents, curricula and teaching methodology in the notion of competences and directed to the construction of a professional profile pertinente to the demands placed by contemporary society. Finally, it was concluded that although formation processes are of national character, in the context of Pole they will keep some specifics imposed by the socioeconomic characteristics on which they are organized.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÂO Mayara Andresa Pires da Silva.pdf1,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons