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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLOPES, Simone Silva dos Santos-
dc.contributor.authorTITO, Morganna Karolinne Lúcio Alves-
dc.date.accessioned2019-09-27T20:01:31Z-
dc.date.available2019-09-27T20:01:31Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33897-
dc.description.abstractO marketing é utilizado para aumentar a lucratividade e o posicionamento de mercado de marcas e produtos, por meio de planos estruturados como o estratégico e de marketing. No entanto, as estratégias de marketing ainda não são bem definidas e aplicadas em Núcleos de Inovação Tecnológica de universidades públicas nordestinas. O objetivo deste trabalho é desenvolver estratégias de marketing e de comunicação para Núcleos de Inovação Tecnológica das Universidades públicas do Nordeste, e de apresentar propostas de estratégias para desenvolver ações internas e possibilitar a transformação das propriedades intelectuais em inovações para o mercado consumidor, através do uso de software, que busque agilizar as ações internas e possibilite a transferência de tecnologias, como diferencial competitivo das universidades e das suas tecnologias. Foi realizada uma pesquisa descritiva com a aplicação de questionário semiestruturado para 30 universidades públicas da região nordeste para identificar as principais dificuldades de uso das estratégias de marketing e comunicação voltadas para inovação, e também um estudo de caso de universidade pública da região sudeste para fins de comparação entre as regiões. Conclui-se assim, que através de estratégias de marketing e comunicação focadas no relacionamento com os públicos-alvo e com planos estruturados, os NIT nordestinos podem ter maior acesso ao mercado para desenvolvimento de pesquisas e produtos, levando, a um maior número de transferências de tecnologias e possibilidade de sustentabilidade financeira.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleDiagnóstico e desenvolvimento de estratégias de marketing para Núcleos de Inovação Tecnológica de universidades públicas do Nordeste brasileiropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2467522111914014pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1624989924668798pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovaçãopt_BR
dc.description.abstractxMarketing is used to increase profitability and market positioning of brands and products, through structured plans such as strategic and marketing plans. However, marketing strategies are still not well-defined and applied in NTIs of public universities in the Northeast of Brazil. The objective of this work is to develop marketing and communication strategies for Nuclei of Technological Innovation of Public Universities of the Northeast of Brazil, and to present proposals for strategies to develop internal actions and to enable the transformation of intellectual property into innovations for the consumer market through the use of software that seeks to streamline internal actions and enable the transfer of technologies as a competitive differential of universities and of their technologies. A descriptive research was carried out with the application of a semi-structured questionnaire to 30 public universities in the northeast region to identify the main difficulties of using marketing and communication strategies for innovation, as well as a case study of a public university in the southeast region for the purpose of comparison between these regions. It is concluded that, through marketing and communication strategies focused on the relationship with target audiences and with structured plans, NTIs in the Northeast can have better market access for research and product development, leading to a greater number of technology transfers and the possibility of financial sustainability.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

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