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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33938

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Emanuel Lopes de Souza-
dc.date.accessioned2019-09-30T17:40:40Z-
dc.date.available2019-09-30T17:40:40Z-
dc.date.issued2019-01-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33938-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é demonstrar através das articulações entre as dimensões do ensino do conhecimento histórico o papel fundamental da relação conteúdo vs. metodologia como possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar para o ensino de conceitos históricos. A partir das dimensões do ensino do conhecimento histórico, prescritiva, curricular, didática e a dimensão pública ou a sua função social, juntamente com algumas reflexões sobre os saberes docentes, desenvolvemos contribuições para se pensar a especificidade da pesquisa didático-histórica como percurso investigativo. Uma pesquisa que tem a análise da experiência docente como conceito, a historicização como procedimento e uma problemática ao tempo presente. De modo que investigamos orientações teórico-metodológicas do ensino de conceitos tendo centralidade a temática dos conflitos agrários, no geral, e em particular, os conceitos de campesinato e grilagem caros à nossa trajetória docente. Tais orientações envolveram os estudos do ensino de História por eixos-temáticos como parte dos desdobramentos de renovação da história temática caracterizada na tradição brasileira do código disciplinar da história escolar pela via da organização curricular de temas geradores voltada ao ensino de conceitos e das múltiplas temporalidades. E com a qual dialogamos no sentido de problematizarmos contribuições dos eixos-temáticos no processo de didatização na forma de uma metodologia da didática da história. Foi possível compreender no processo de didatização que as mobilizações de memórias como projetos políticos de esquecimentos que interferem na legitimação dos movimentos sociais têm forte vinculação com a produção do conhecimento histórico nas instituições de pesquisa, relativizando, assim, o ensino de História como um lugar privilegiado da memória. Tendo em vista os encaminhamentos da pesquisa didático-histórica, como parte propositiva ao ensino e a aprendizagem na educação básica, elaboramos uma Sequência Didática-Histórico Gerativa que engloba orientações prescritivas para conceitos históricos específicos que geram por sua vez essa tipologia de sequência didática voltada ao ensino de História, na qual utilizamos documentos como as fontes em jornais. Nesse material didático intitulado A grilagem como conceito na aula de histórica: as sequências didáticas gerativas em ação, os professores e professoras de história contam com orientações teórico-metodológicas e problematizações históricas, pedagógicas e curriculares da produção do conhecimento histórico no espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória – Metodologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDimensões do ensino do conhecimento histórico : a sequência didática gerativa como mediadora para o ensino dos conceitos de grilagem e campesinatopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9289371731429797pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to demonstrate through the articulations between the dimensions of the teaching of historical knowledge the fundamental role of the relationship content vs. methodology as the possibility of producing historical school knowledge for the teaching of historical concepts. From the dimensions of the teaching of historical, prescriptive, curricular, didactic knowledge and the public dimension or its social function, together with some reflections on the teaching knowledge, we developed contributions to think about the specificity of didactic-historical research as a research course. A research that has the analysis of teaching experience as a concept, historicization as a procedure and a problematic to the present time. Thus, we investigate theoretical-methodological orientations of concepts teaching with centrality to the issue of agrarian conflicts, in general, and in particular, the concepts of peasantry and grilagem dear to our teaching trajectory. These orientations involved the studies of History teaching by thematic axes as part of the renewal of the thematic history characterized in the Brazilian tradition of the disciplinary code of the school history by way of the curricular organization of generating themes directed to the teaching of concepts and with which we dialogue in the sense of transforming the thematic axes into a didactic methodology of history. It was possible to understand in the process of didatization that the mobilizations of memories as political projects of forgetfulness that interfere in the legitimation of the social movements have a strong link with the production of historical knowledge in the research institutions, thus relativizing the teaching of History as a privileged place from memory. In view of the development of didactic-historical research, as a propositional part of teaching and learning in basic education, we have developed a Generative Didactic-Historical Sequence that includes prescriptive guidelines for specific historical concepts that in turn generate this type of didactic sequence focused on history, in which we use documents such as newspaper sources. In this didactic material entitled Grilagem as concept in the historical class: the generative didactic sequences in action, the teachers and teachers of history rely on theoretical-methodological orientations and historical, pedagogical and curricular problematizations of the production of historical knowledge in the school space.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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