Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34024

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Virgínia Pereira-
dc.contributor.authorSILVA, Washington Ferreira-
dc.date.accessioned2019-10-01T18:08:27Z-
dc.date.available2019-10-01T18:08:27Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34024-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo aperfeiçoar e validar um Modelo para Análise do Design Emocional – MADE, no que se refere à relação entre usuários e seus artefatos, considerando os aspectos emocionais oriundos do processo de significação. A abordagem dialética que conduziu esta pesquisa foi estruturada em três partes principais: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise de dados. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório sobre o cenário do design, do usuário e da emoção, identificando a construção dos significados oriundos da relação estabelecida entre eles. Os dados foram obtidos mediante a realização de entrevistas com quatros grupos de indivíduos específicos, com o intuito de observar e compreender como ocorre a relação afetiva entre artefatos e usuários. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de procedimento comparativo, tendo como base o MADE construído e aperfeiçoado durante o processo de desenvolvimento desta pesquisa. Além disso, também foi realizado a proposição de uma abordagem metodológica que utilize o MADE como ferramenta projetual. Por conseguinte, foram identificadas e apresentadas as principais formas de interação entre usuários e produtos, como também metodologias e ferramentas que contemplam aspectos emocionais. Dentre os principais resultados, nas entrevistas foram observadas relações emocionais entre usuários e artefatos em todos os cinco níveis que compõem o MADE, verificou-se ser possível inserir atributos emocionais no desenvolvimento de novos produtos. Portanto, esta pesquisa possibilitou a validação de um Modelo para Análise do Design Emocional disponibilizando uma nova ferramenta analítica e projetual de fácil aplicação no campo acadêmico e profissional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleSinto, logo existo: validação de um modelo para análise do design emocionalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Carmen Sevilla Gonçalves dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1163401514866055pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2292931009490444pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to improve and validate a Model for Analysis of Emotional Design - MADE, regarding the relationship between users and their products, considering the emotional aspects arising from the meaning process. The dialectical approach that guided this research was structured in three main parts: bibliographic review, field research and data analysis. For that, an exploratory study of the design, user and emotion scenario was developed, identifying the construction of meanings derived from the relation established between them. The information was obtained through interviews with four specific groups of people, in order to observe and understand how the affective relationship between objects and users occurs. For the analysis of the information, the comparative procedure technique was used, based on the MADE built and improved during this research. In addition, was the proposal of a methodological approach using MADE as a design tool. Therefore, we identified and presented the main forms of interaction between users and products, as well as methodologies and tools that include emotional aspects. Among the main results, in the interviews were observed emotional relationships between users and artifacts in all five levels that constitute the MADE, it was found possible to insert emotional attributes in the development of new products. Therefore, this research made possible the validation of a Model for Analysis of Emotional Design, providing a new analysis tool and a design method that is easy to apply in the academic and professional areas.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Washington Ferreira Silva.pdf6,76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons