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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34040
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Rosiane Maria Soares da | - |
dc.contributor.author | D' AMORIM JÚNIOR, Miguel Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T19:00:32Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01T19:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34040 | - |
dc.description | D' AMORIM JÚNIOR, Nome, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: AMORIM JUNIOR, Miguel Antonio d' ; SILVA, Rosiane Maria Soares da , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: XIPAS, Rosiane | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa teórica e prática em relação à poesia indígena brasileira contemporânea. O objetivo geral visou, por um lado, o estudo da recepção dos alunos oriunda da leitura da antologia poética intitulada Ay Kakyri Tama (ANO) (Eu moro na cidade) escrita por Márcia Wayna Kambeba, e por outro, apresentar esta recepção, qualificada por nós, de ecos íntimos do jovem leitor. Da Obra Poética em estudo, escolhemos trabalhar com um corpus composto de sete poemas. A intervenção pedagógica foi realizada em uma sala de aula de nono ano composta por trinta alunos entre treze e quatorze anos da escola Iraci Rodovalho em Jaboatão dos Guararapes/PE- Brasil. Para o registro dos ecos íntimos dos sujeitos-leitores, pedimos aos alunos para escrever, cada um, um diário de leitura e elaboramos atividades escritas sobre tais poemas com intuito de desencadear a emoção e a fruição da leitura dos mesmos. A mediação do ensino da poesia em sala de aula seguiu três etapas: preparação (pré-leitura); Atuação (leitura) e Formação (pós-leitura). As atividades foram elaboradas à luz das teorias da leitura subjetiva que levam em conta o leitor real em sua motivação singular e individual visando explicitar as emoções do sujeito-leitor advindas graças às suas representações de mundo em interação com as da obra lida. Analisamos as emoções sentidas dos alunos escritas em seus diários de leitura em cinco categorias: 1) sobre o texto; 2) estados singulares das realizações textuais por um vocabulário de sentimentos; 3) evocação de outras leituras literárias/da vida/do mundo; 4) a emoção sentida oriunda da leitura dos poemas em estudo; 5) Resposta a si, segundo Xypas (2018). Apoiamo-nos nas teorias da literatura indígena do Brasil com Thiel (2012), Graúna (2013), Kambeba (2013), Dorrico (2018), Risério (1993); na leitura subjetiva com Jouve (2012), Langlade (2012), Rouxel (2012-2018), Rezende (2013) e Xypas (2018); na teoria da poesia com Bosi (2000) e sobre o ensino da poesia na sala de aula com Pinheiro (2011). Enfim, a contribuição deste estudo é oriunda da abordagem da leitura subjetiva para a formação de jovens leitores de poesia capazes de exprimir suas emoções sentidas e de se favorecerem de um conhecimento mais amplo da experiência humana, do outro e de si. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Poesia indígena | pt_BR |
dc.subject | Leitura subjetiva | pt_BR |
dc.subject | Ecos íntimos | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos leitores | pt_BR |
dc.title | May Sangara Kumissa: o encanto e o encontro com uma voz da poesia indígena brasileira e os ecos íntimos do leitor em sala de aula | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4806631604707299 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4034316417678295 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ce travail est le résultat d´une recherche théorique et pratique par rapport à la poésie autochtone brésilienne contemporaine. L´objectif général a visé, d´une part, l´étude de la réception des élèves issue de la lecture du recueil poétique intitulé Ay Kakyri Tama (J´habite en ville) écrit par Marcia Wayna Kambeba, et d´autre part, de présenter, cette réception nommée par nous, d´échos intimes du jeune lecteur. De l´oeuvre poétique en étude, nous avons choisi de travailler sur un corpus composé de sept poèmes. L´intervention pédagogique fut réalisée dans une salle de classe de neuvième, composée par trente élèves, entre treize et quatorze ans à l´école Iraci Rodovalho à Jaboatão dos Guararapes/PE -Brasil. Pour enregistrer les échos intimes des sujets-lecteurs, nous avons opté de faire faire aux élèves l´écriture d´un journal de lecture et des activités écrites sur les poèmes étudiés. La médiation de l´enseignement de la poésie en la salle de classe a suivi trois étapes: Préparation (pré-lecture); Actuation (lecture) et Formation (post-lecture). Les activités furent élaborées à la lumière des théories de la lecture subjective qui prennent en considération le lecteur réel dans sa motivation singulière et individuelle en en visant à expliciter les émotions du sujet-lecteur grâce à leurs représentations de monde en interaction avec celles de l´oeuvre lue. Nous avons analysé les émotions ressenties des élèves écrites dans leurs journaux de lecture en cinq catégories, à savoir: 1) Sur le texte; 2) États singuliers des réalisations textuelles par un vocabulaire des sentiments; 3) évocation d´autres lectures littéraires/de la vie/du monde; 4) L´émotion ressentie issue de la lecture des poèmes en étude; 5) Réponse à soi-même, selon Xypas (2018). Nous nous sommes appuyés sur les théories de la littérature autochtone au Brésil avec Thiel (2012), Graúna (2013), Kambeba (2013) Dorrico (2018), Risério (1993); pour la lecture subjective sur Jouve (2012), Langlade (2912), Rouxel (2012-18), Rezende (2012) et Xypas (2018); sur la théorie de la poésie avec Bosi (2000) sur l´enseignement de la poésie en salle de classe avec Pinheiro (2011). Enfin, la contribution de cette étude, c´est issue de l´approche de la lecture subjective pour la formation de jeunes lecteurs de poésie capables d´exprimer leurs émotions ressenties et de profiter d´une connaissance plus large de l´expérience humaine, de l´autre et de soi-même. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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