Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34108

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Maria Gorete Lucena de-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Suelen Brito de-
dc.date.accessioned2019-10-02T21:22:50Z-
dc.date.available2019-10-02T21:22:50Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34108-
dc.description.abstractOs acidentes na infância estão relacionados à variáveis como sexo, idade, etapa do desenvolvimento neuropsicomotor, características da personalidade e particularidades orgâni-cas ou anatômicas. O processo natural de crescimento e desenvolvimento das crianças, por vezes, está associado à desatenção dos cuidadores, ao comportamento da família e à inexistência de ações preventivas propiciando as situações de risco e/ou acidentes. As medidas preventivas podem ser efetivadas por meio da educação em saúde, visando o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade dos indivíduos para o cuidado. Diante deste contexto, a promoção de ações educativas desenvolvidas pelos enfermeiros para professores atuantes em Centros de Educação Infantil (CEI) sobre a prevenção de acidentes na infância deve incentivar as crianças, pais e cuidadores na manutenção das condições de segurança no ambiente escolar e extra-escolar. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da capacitação sobre prevenção de acidentes em pré-escolares no escore de conhecimento dos professores de CEI. Trata-se de um estudo de intervenção, do tipo ensaio clínico controlado randomizado, realizado com 62 professores atuantes em CEI, localizados no município de Recife, Pernambuco, Brasil. O grupo intervenção recebeu uma capacitação e o grupo controle, materiais educativos com orientações sobre prevenção de acidentes em pré-escolares. O estudo ocorreu em três fases: pré-teste, intervenções educativas nos grupos e pós-teste. As questões do instrumento de coleta de dados referentes ao conhecimento sobre acidentes na infância e os casos utilizados na capacitação do grupo intervenção foram validados por 22 especialistas quanto ao conteúdo e a pertinência ao tema. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva e bivariada, obtendo-se as médias e o escore de conhecimento. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, obedecendo aos princípios éticos, CAAE: 60480416.0.0000.5208. O escore de conhecimento dos professores, que participaram da capacitação sobre prevenção de acidentes, foi semelhante ao do grupo controle, que receberam materiais informativos com aconselhamento verbal, não apresentando diferença estatística significativa. Os professores do grupo intervenção com conhecimento adequado tinham de 20 a 49 anos, eram casados ou com união estável, sem filhos, com renda familiar de até 5 salários mínimos, residindo em casa e relataram executar ações preventivas para os acidentes no cotidiano do CEI. É necessária a implementação de outras intervenções educativas com metodologias ativas de ensino por profissionais da saúde, principalmente pelos enfermeiros, como educadores em saúde para a melhoria da educação permanente dos profissionais da educação e minimizar as repercussões dos acidentes nos espaços do CEI’s.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPré-escolarpt_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.titleEfeito de capacitação sobre prevenção de acidentes para professores da educação infantilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEAL, Luciana Pedrosa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6092897396497551pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1110920007311363pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxChildhood accidents are related to variables such as gender, age, stage of neuropsychomotor development, personality traits, and organic or anatomical particularities. The natural process of children's growth and development is sometimes associated with carers' inattention, family behavior, and the lack of preventive actions to provide risk and / or accident situations. Preventive measures can be implemented through health education, aiming at the development of autonomy and responsibility of individuals for care. In this context, the promotion of educational actions developed by nurses for teachers working at Child Education Centers (CEI) on the prevention of childhood accidents should encourage children, parents and caregivers to maintain safety conditions in the school and extra- school. The objective of this study was to evaluate the effect of training on accident prevention in preschool children in the CIS teachers' knowledge score. It is an interventional study, of the type randomized controlled clinical trial, performed with 62 teachers working in CEI, located in the city of Recife, Pernambuco, Brazil. The intervention group received training and the control group, educational materials with guidelines on accident prevention in preschoolers. The study took place in three phases: pre-test, educational interventions in the groups and post-test. The questions of the instrument for collecting data on knowledge about childhood accidents and the cases used in the training of the intervention group were validated by 22 experts regarding the content and relevance to the theme. The data analysis was performed by descriptive and bivariate statistics, obtaining the means and the knowledge score. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco, obeying ethical principles, CAAE: 60480416.0.0000.5208. The teachers' knowledge score, which participated in the training on accident prevention, was similar to that of the control group, who received informative materials with verbal counseling, presenting no significant statistical difference. Teachers in the intervention group with adequate knowledge were between 20 and 49 years old, were married or had a stable union, without children, with a family income of up to 5 minimum wages, living at home and reported performing preventive actions for accidents in the daily life of the CEI. It is necessary to implement other educational interventions with active teaching methodologies by health professionals, mainly by nurses, as health educators to improve the permanent education of education professionals and minimize the repercussions of accidents in CEI's spaces.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9684162595235171pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Suelen Brito de Azevedo.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons