Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34207

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorLIMA, Renato Alves de-
dc.date.accessioned2019-10-04T19:30:38Z-
dc.date.available2019-10-04T19:30:38Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34207-
dc.description.abstractA presente dissertação trata de um estudo acerca da construção e aplicação de uma sequência didática no Ensino de Química, aplicada em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru-PE. Tendo como objetivo investigar e identificar as potencialidades e limitações do uso de simulação do PhET associado a uma atividade experimental abordando os conceitos de ácidos e bases e baseado nos modos de representação do conhecimento químico. Na coleta de dados utilizou-se como instrumentos a observação participante e questionários. A pesquisa tem um caráter qualitativo, tendo como base a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, abordando o uso de palavras e imagens como princípio para a construção da aprendizagem dentro de um processo de ensino. Diante dos resultados observou-se que os usos das simulações, associada aos conteúdos curriculares e atividade experimental, possibilitaram aos discentes uma construção de conceitos de ácidos e bases, além da transitarem entre a abstração e os diferentes modos de representações do conhecimento químico: macroscópico, simbólico e submicroscópico. A proposta contribuiu de forma significativa para um novo olhar nas aulas de química e proporcionou momentos de aprendizagem de forma dinâmica e interativa com diferentes recursos e que pode ser aplicado a outros temas da química.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectBases (Química)pt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativa - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectMultimídia interativapt_BR
dc.subjectRepresentação mental - Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleEstratégias didáticas com a utilização de simulações PHET em conjunto com atividades experimentais para ensinar química na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0738440428994271pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation deals with a study on the construction and application of a didactic sequence in the teaching of chemistry, applied in a class of 2nd year of high School of apublic schools of Caruaru-PE. Aiming to investigate and identify the potentialities and limitations of the use of simulation of Phet associated with an experimental activity addressing the concepts of acids and bases and based onthe modes of representation of chemical knowledge. Data collection was used as instruments: participant observation and questionnaires. The research has a qualitative character,based on the cognitive theory of multimedia learning, addressing the use of words and images as a principle forthe construction of learning within a teaching process. In view of the results, it was observed that the uses of simulations, associated with curricular contents and experimental activity, enabled the students to construct concepts of acids and bases, in addition to transiting between abstraction and different modes of representations of chemical knowledge: macroscopic, symbolic and submicroscopic. The proposal contributed significantly to anew look in chemistry classes and provided moments of learning in a dynamic and interactive way with differentre sources and that can be applied to other topics of chemistry.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Renato Alves de Lima.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons