Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34223

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Maria Virgínia-
dc.contributor.authorSILVA, Demétrios Wagner Cavalcanti da-
dc.date.accessioned2019-10-04T21:27:23Z-
dc.date.available2019-10-04T21:27:23Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34223-
dc.description.abstractNessa pesquisa, buscamos responder a seguinte questão: que significados são desvelados no filme Tropa de Elite na construção do Ethos policial? Para atingir os objetivos da investigação, nos pautamos em estudos de Análise do Discurso (AD), especificamente sobre conceitos de cenografia e Ethos discursivo em Maingueneau, como também nas concepções formulaicas de Alice Krieg-Planque. Lançado no Brasil em 2007, inicialmente o filme Tropa de Elite gozou (e provavelmente ainda goza) de forte influência na construção identitária do policial no imaginário popular. Tal construção está permeada por disputas discursivas que sinalizam dicotomias em uma sociedade que rechaça a violência policial, mas aplaude e heroiciza o Capitão Nascimento. Este fenômeno paradoxal instiga o debate acerca do Ethos policial. Foram feitos extratos textuais das falas do Capitão Nascimento, como a face material através da qual acessamos as ideologias, para identificar como se deu essa construção e quais os efeitos de sentido produzidos nos diversos interlocutores com os quais o filme dialoga. Para tanto se recorreu também a uma reconstrução histórica, a partir de recortes jornalísticos da época do lançamento do filme, a fim de melhor compreender a “calorosa” receptividade da controversa obra, bem como a aplicação de questionários para apurar as representações ou imagens do “policial” conforme os efeitos de sentido possibilitados pela obra fílmica mesmo após seu lançamento. A pesquisa revelou que não há como negar a capacidade que a arte tem de captar o “espírito do seu tempo”, registrar a memória-acervo, e/ou antecipar o futuro, produzindo cenários, e foi para tal fim que se buscou nesse trabalho enfrentar-se, sob rigor científico, os elementos representados na obra sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa, considerando o modo como esta corrente vê a relação entre sujeito e discurso em uma perspectiva social e histórica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEthos policialpt_BR
dc.subjectTropa de Elitept_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.title“Capitão Nascimento” e os Direitos Humanos : a construção do Ethos policial a partir de Tropa de Elitept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3199881608667819pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6702400671945298pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxIn this research, we try to answer the following question: what meanings are unveiled in the film Tropa de Elite in the construction of the police Ethos? We investigate representational, identificational, and ational meanings. For this, we focus on studies of Discourse Analysis (DA), specifically on concepts of set design and discursive Ethos in Maingueneau, as well as on the formulaic conceptions of Alice Krieg-Planque. Launched in 2007 initially the film Tropa de Elite enjoyed (and probably still enjoys) a strong influence on the identity construction of the policeman in the popular imagination. The dichotomy of a society that rejects police violence but applauds and heroizes Captain Nascimento provokes an accurate analysis of the discursive lines that singularly evidenced the debate about the police Ethos. Textual extracts were made from Captain Nascimento's speeches to identify how this construction took place and the level of engendering in society. In order to do so, we also used a historical reconstruction based on newspaper clippings from the time of the film's launch to better understand the warm reception of the controversial work, as well as the application of questionnaires to determine the perpetuation of the social feeling implanted from the work even after more than ten years after its launch. The research revealed that there is no denying the ability of art to grasp the spirit of its time, to record the memory-collection, and / or to anticipate the future, and it was for this reason that it was sought in this essay to face, under scientific rigor, the elements represented in the work from the perspective of the French Discourse Analysis for believing in their capacity for discursive exemption.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Demétrios Wagner Cavalcanti da Silva.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons