Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34248

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Karina Moutinho-
dc.contributor.authorRAMOS, Ingrid Dayana da Silva Marques-
dc.date.accessioned2019-10-07T17:52:22Z-
dc.date.available2019-10-07T17:52:22Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34248-
dc.descriptionRAMOS, Ingrid Dayana da Silva Marques, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MARQUES, Ingrid Dayana da Silva ; LIMA, Ana Karina Moutinho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MOUTINHO, Karinapt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal compreender os processos imaginativos de uma adolescente, em contexto de acolhimento, sobre sua construção prospectiva (imaginativa) de "ser adulto". Apresenta-se como perspectiva teórica a Psicologia Cultural Semiótica (PCS), considerando especificamente as proposições teóricas de Tateo (2017) e Valsiner (2014). Essa pesquisa foi formulada a partir de um estudo de caso, com uma adolescente de 17 anos e 5 meses, acolhida em uma instituição da cidade do Recife. Com vista a alcançar o objetivo proposto, a priore, foi feito uma leitura centrada no contexto (local, espacial e temporal) em que a adolescente pesquisada estava inserida, intentando compreender os elementos constitutivos do seu processo imaginativo, bem como, das dimensões relevantes à vida dessa jovem. Pra isso, a abordagem metodológica envolveu cinco etapas de levantamento de dados, constituída de entrevistas semiestruturadas e produção de materiais oportunizados por uma caixa, que aqui chamaremos de “caixa de surpresa”. A análise deu-se através da compreensão dos processos imaginativos construídos pela participante ao longo dos encontros, usados como lente analítica a dinâmica da direcionalidade e resistência apresentada por Tateo (2017), que traz como destaque o processo imaginativo como construção simbólica; dinâmica constituída dos seguintes elementos analíticosa: “Ver”, “Ver-como”, Gengenstands, resistência e vetores de ação. Ratificamos que a escolha do método, bem como, o processo analítico aqui proposto versa se aproximar ao máximo da multiplicidade e riqueza das construções simbólicas/icônicas humanas. Além disso, essa pesquisa pretende contribuir para ampliação das discussões sobre os desafios metodológicos dos estudos que vem sendo realizados nessa área, bem como apresentar um método que permite uma plasticidade de construções, na tentativa de não incorrer em generalizações de conteúdos unicamente verbalizados. Por fim, dado a singularidade e a particularidade de cada fenômeno, que aqui serão expostos, o presente projeto se caracteriza e se destaca como um estudo idiográfico, de modo que o generalizável suscitou-se a partir da unicidade do sujeito.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia étnicapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleProcessos imaginativos de adolescente, em contexto de acolhimento institucional, acerca da vida adultapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMACIEL, Silvia Fernanda de Medeiros-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5208832329180010pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2482981291235750pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe present study had as main objective the imaginary processes of an adolescent, in a host context, about its prospective (imaginative) construction of "being an adult". It is presented as a theoretical perspective of Cultural Semiotic Psychology (PCS), having emerged as theoretical propositions of Tateo (2017) and Valsiner (2014). This research was formulated from a case study, with an adolescent of 17 years and 5 months, hosted in an institution of the city of Recife. With the objective of obtaining an updated image, inserted, inserted and contextualized in the local, spatial and temporal context. life of that young woman. This is a structural method was developed the data of surveying, in this dataised semi-made and analysis of customized document boxes for an box, that here we will call. The analysis took place through the editing of the imaginative processes built for the duration of the encounters, used as the analytical and dynamic lens of the direction and tension of the Tateo (2017), which brings as a highlight the imaginative process as the symbolic construction, that if the from the understanding of the See, the See-how, the Gengenstands, the resistance and the vectors of action. We ratify the choice of the method as well as the analytical process in which we find ourselves opposed to the greatest multiplication and richness of the symbolic / iconic human constructions. In addition, this research will be used to broaden the discussions about the methodological challenges of the studies that will be executed in the area, as well as to present a method that allows a plasticity of constructions, in an attempt to amplify generalizations of information only verbalized. Finally, given the singularity and particularity of each of the phenomena, the present is exposed, the present project is characterized and stands out as an idiographic study, so that the generalizable can originate from the oneness of the subject.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ingrid Dayana da Silva Marques Ramos - Bib.pdf2,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons