Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34249
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEITÃO, Selma | - |
dc.contributor.author | LATORRE VELÁSQUEZ, Diana Carolina | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T18:05:25Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T18:05:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34249 | - |
dc.description | LATORRE VELASQUEZ, Diana Carolina, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VELASQUEZ, Diana Carolina | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal desta tese doutoral foi analisar os critérios de avaliação da qualidade das argumentações/argumentos produzidos em uma experiência de aprendizagem voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo de 20 estudantes do ensino superior. Os argumentos/argumentações avaliados pelos estudantes foram formulados por outras pessoas em diferentes situações e a avaliação ocorreu em momentos distintos: (1) durante a experiência vivida e (2) após um intervalo de quatro, oito e 12 semanas em relação a essa vivência. Este estudo se caracterizou como microgenético de cunho qualitativo. O procedimento de construção dos dados se realizou a partir de dois grandes contextos e momentos (distanciados no tempo) em que a avaliação da argumentação foi produzida. O primeiro, diz respeito de uma disciplina do currículo de psicologia de uma Universidade Colombiana (conteúdo curricular), na qual se utilizou como estratégia de ensino-aprendizagem, o Modelo de Debate Crítico adaptado por Leitão para sala de aula (2012), disciplina que será nomeada de DEI. O segundo contexto, refere-se a situações extracurriculares (temas cotidianos), propostas pela pesquisadora, para que os estudantes avaliassem a argumentação produzida por outras pessoas. Foi privilegiada como unidade de análise a incorporação-mudança-continuidade dos critérios utilizados pelos alunos para avaliar. O método analítico envolveu três fases: a) pré-análise, realizada para identificar a presença no discurso de movimentos de avaliação das argumentações, e categorizar os critérios por eles empregados; b) microanálise, permitiu identificar os critérios usados pelo conjunto total dos participantes para avaliar e classificá-los nas categorias estabelecidas na pré-análise; e, c) macroanálise, buscou de um lado traçar as trajetórias dos sujeitos com o intuito de identificar os critérios que são incorporados, se mudam ou permanecem, ao longo das diferentes situações de avaliação, e de outro analisar as eventuais regularidades encontradas entre sujeitos quando avaliam. Nesta pesquisa constatou-se que os estudantes avaliaram as argumentações/argumentos utilizando critérios de quatro naturezas: a) pragmática, b) dialética, c) reflexiva e d) estrutural. Os critérios utilizados com maior frequência, após a passagem dos alunos pela experiência de aprendizagem DEI, foram os de cunho pragmático e dialético, empregados para avaliar a aceitabilidade dos argumentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PEC | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PG | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.title | Avaliação de argumentos no ensino superior : transferência de habilidades da sala de aula a situações extracurriculares | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0411337150320934 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4027966674464867 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this doctoral thesis was to analyse the criteria used by 20 higher-education students who took part in a learning experience, the objective of which was the development of critical-reflective thinking (adaptation of the model of critical debate by Leitão, 2012) in order to evaluate the quality of the arguments produced by other people in different situations. It was a qualitative microgenetic study. The procedure of data construction was carried out based on the evaluations made by the students in two contexts. The first corresponded to a discipline of the Psychology curriculum of a Colombian university, in which the teaching-learning strategy of Critical Debate Model (interdisciplinary subject) was used. The second context was related to extracurricular situations (political-parliamentary debate, a journalistic interview of an expert, and an opinion column), which were evaluated four, eight and twelve weeks after the interdisciplinary subject was finished. As a unit of analysis, the incorporation – change –continuity (triad) of the criteria used by the students to evaluate were privileged. The analytical method involved three phases: a) pre-analysis, carried out to identify changes of in the evaluation of the arguments in the discourse and the nature of the criteria used; b) microanalysis, which allowed for the identification of the criteria used by the group of participants, to evaluate and classify them according to the different natures identified in the pre-analysis; c) microanalysis, which sought, on the one hand, to trace the trajectory of the subjects in order to identify the criteria of the triad in the different evaluation situations; and on the other hand, to analyse the possible similarities found among the students. In this research it was verified that the students evaluated the arguments / arguments using criteria of four natures: a) pragmatic, b) dialectical, c) reflexive and d) structural. The criteria most frequently used after the students' passing through the DEI learning experience were those of a pragmatic and dialectical nature, used to evaluate the acceptability of the arguments. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Diana Carolina Latorre Velásquez.pdf | 5,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons