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Título : Os aspectos epistemológicos da essência do conhecimento e sua relação com os aspectos representacionais do conhecimento químico
Autor : SILVA, Djaneide Marinalva da
Palabras clave : Teoria do conhecimento; Representação (Filosofia) – São Lourenço da Mata (PE); Modelos e construção de modelos – São Lourenço da Mata (PE); Átomos; Ligações químicas; Química (Ensino médio)
Fecha de publicación : 28-jun-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Na Filosofia o conhecimento é tido como um processo pelo qual o sujeito apreende um objeto, e essa relação é uma das metas da investigação cientifica. Desta forma, percebe-se que a filosofia busca uma solução para diferenciar a “opinião” do “conhecer verdadeiro”, entre o que é percebido pelo sentido e o que compreendemos pelo pensamento, ou seja, o conhecimento humano é derivado do pensamento ou da realidade? Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos ontológicos dos modelos conceituais, os aspectos epistemológicos da essência do conhecimento e a sua relação com os aspectos representacionais do conhecimento químico, a partir da percepção do professor de Química do Ensino Médio diante da utilização de kits moleculares. Sob essa perspectiva foram investigados professores de Química que atuam em salas de aula do Ensino Médio em escolas lotadas na Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul. Os dados foram analisados em relação aos aspectos ontológicos dos modelos conceituais em química, da tipologia do modelo conceitual e do perfil conceitual do átomo, da tipologia dos modelos conceituais da ligação química e da essência do conhecimento. Ao total foram analisadas as respostas de quinze professores, nos quais foram identificados que grande parte dos professores conceituam e representam o átomo e a ligação a partir de um modelo teórico, deixando evidências de que os aspectos teóricos e representacional do conhecimento químico caminham juntos, mas o aspecto teórico se sobressaí devido aos conceitos científicos impregnados. Nesta perspectiva torna-se evidente que para os envolvidos na pesquisa a essência do conhecimento segue os parâmetros metafísicos do idealismo objetivo ou lógico, pois embora eles não consigam definir o átomo em sua essência eles buscam representar e ilustrar a partir de concepções teóricas. A partir da realização desta pesquisa busca-se contribuir para a divulgação dos aspectos epistemológicos da essência do conhecimento no sentido de compreender a relação sujeito-objeto.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34251
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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