Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34262

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Álison Márcio Rafael-
dc.date.accessioned2019-10-07T18:58:12Z-
dc.date.available2019-10-07T18:58:12Z-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34262-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento matemático no âmbito da geometria, no que se configura como grandezas e medidas, advindo das práticas socioculturais das crianças, jovens e adultos da comunidade rural Pitombeira, município de Sumé – PB. Buscamos apresentar os pressupostos e ferramentas teóricas fundamentadas na Etnomatemática, propostas por D’Ambrósio (1998, 2002, 2005, 2010) e colaboradores, que foram os ‘óculos’ escolhidos para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Essa área da educação matemática busca entender como os mais diversos locais/grupos étnicos e comunidades veem o seu fazer matemático. Assim, inicialmente realizamos uma reflexão sobre a Etnomatemática, buscando discutir os conceitos de Grandezas e Medidas, matemática rural e matemática escolar, para posteriormente focarmos a discussão nos conflitos da Matemática rural e escolar, em nosso caso, no âmbito da Geometria. Para tanto, nossa metodologia teve a realização de gravações de áudio, observação, anotações de campo e das práticas dos participantes. Essas gravações foram posteriormente transcritas e analisadas. Através da nossa fundamentação teórica, de posse dos dados coletados durante a realização da pesquisa, pudemos encontrar resultados que indicam a necessidade de reflexão sobre as relações estabelecidas na matemática rural e escolar. Ademais, identificamos elementos que nos levam a acreditar que essas pessoas transformam/convertem as unidades de medidas locais nas unidades padronizadas pela necessidade de se relacionar com outros povos, na relação de trabalho, adaptando-se a outra cultura em uma relação social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnomatemática (Paraíba)pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.titleDiferenças e aproximações dos saberes matemático: escolar e ruralpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0092593973656615pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this research was to investigate the mathematical knowledge, in the scope of geometry in what is configured as magnitudes and measures, coming from the sociocultural practices of children, youth and adults of the rural community Pitombeira in the county of Sumé - PB. We sought to present the theoretical assumptions and tools based on ethnomathematics proposed by D'Ambrósio (1998, 2002, 2005, 2010) and collaborators, who were the ‘glasses’ (guidance) chosen for the development of our research. This area of mathematics education demands to understand how the most diverse places / ethnic groups and communities see their mathematical doing. Thus, initially, we conducted a reflection on Ethnomathematics, we sought to discuss the concepts of magnitudes and measures, Rural Mathematics and School Mathematics, and later, to focus our discussion on the conflicts of Rural and School Mathematics, in our case, in the scope of Geometry. In order to do so, our methodology had the realization of audio recordings, observation and field notes, of participants' practices. These recordings were later transcribed and analyzed. Through our theoretical basis and the possession of the data collected during the research, we could find results that indicate the need for reflection on the relationships established in Rural and School Mathematics. We identify elements that lead us to believe that these people transform/convert the units of local measures into standardized units by the need to relate to other people, in the working relationship, adapting to another culture in a social relation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Álison Márcio Rafael Nascimento.pdf607,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons