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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, José Ricardo Costa de-
dc.contributor.authorLIMA, Pollyanna Pessôa de-
dc.date.accessioned2019-10-08T17:46:52Z-
dc.date.available2019-10-08T17:46:52Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34301-
dc.description.abstractO projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, por meio da implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), trouxe uma série de modificações legais que reconfiguraram o trabalho e a carreira dos professores das Instituições Federais de Ensino. Foi designado aos IFET’s o objetivo de ministrar educação profissional de nível técnico, cursos de formação inicial e continuada, realizar pesquisas aplicadas, desenvolver atividades de extensão, ministrar em nível superior cursos de tecnologia, licenciatura, bacharelado e engenharia, além de pós-graduações lato sensu e stricto sensu. Esta dissertação objetiva compreender como se caracterizam as competências dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Alagoas, a partir do Modelo de Competências do Professor do Ensino Superior (MCPPES), de Mendonça et al. (2012). Foi realizado um estudo qualitativo básico que que utilizou como procedimentos metodológicos a análise documental, revisão sistemática da literatura e entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram constatar que a aplicação do MCPPES no contexto dos docentes EBTT permitiu a identificação de uma série de competências relacionadas a essa categoria profissional. Contudo, a análise dos dados levou à proposição de algumas alterações pontuais no MCPPES, diante das especificidades da realidade do docente EBTT. Espera-se que este estudo possa oferecer aos gestores públicos e professores deste segmento educacional um instrumento para o entendimento da complexidade e multidimensionalidade dos IFET’s e que possibilite a identificação dos aspectos mais influentes relacionados ao trabalho docente, oferecendo a possibilidade de um marco orientador para o planejamento de formação inicial e continuada voltadas para os docentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectCompetências profissionais docentespt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.titleCompetências profissionais dos professores do ensino básico, técnico e tecnológico: um estudo com professores do Instituto Federal de Alagoaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4863154313850377pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5603289094229665pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe expansion project of the Federal Professional Education Network, through the implementation of the Federal Institutes of Education Science and Tecnology, brought a series of legal modifications that reconfigured the work and career of teachers of the Federal Institutions of Education. The aim of IFET’s is to provide technical-professional education, initial and continued formation courses, perform applied research, develop extension activities and provide, at a higher education level, technology, bachelor’s, engineering, as well as lato sensu and stricto sensu postgraduate courses. This dissertation has as objective to understand how the competences of teachers of Basic, Technical and Technological Education (EBTT) of the Federal Institute of Alagoas are characterized, based on the Professional Competences of the Higher Education Teacher Model (MCPPES), proposed by Mendonça et al. (2012). A basic qualitative study was carried out, using documental analysis, systematic literature review and semi-structured interviews as methodological procedures. Results showed that the application of the MCPPES in the context of EBTT teachers allowed the identification of a series of competences related to this professional category. However, data analysis led to the proposition of some specific changes in the MCPPES, given the specificities of the EBTT teacher reality. It is expected that this study can offer, to public managers and teachers of this educational segment, an instrument to understand the complexity and multidimensionality of IFET’s and to allow the identification of the most influential aspects related to teaching work, offering the possibility of a guiding framework for the planning of initial and continued formation, aimed at teachers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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