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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34303

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Título: Embarques e desembarques no Porto Social : análise das estratégias de coopetição no contexto do empreendedorismo social
Autor(es): NASCIMENTO, Leandro da Silva
Palavras-chave: Estratégia; Coopetição; Empreendedorismo social
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Para se manterem competitivos no mercado, os empreendimentos sociais precisam desenvolver atuações estratégicas que possibilitem a comercialização de bens e, primordialmente, a geração de valor social/econômico para as comunidades atendidas. Esta atuação estratégica pode ser competitiva, cooperativa ou coopetitiva. As estratégias de coopetição são analisadas em diversos setores de atuação, mas não se identifica na literatura pesquisada até este momento a análise deste tipo de estratégia em empreendimentos sociais. Assim, desta dissertação objetivou analisar os relacionamentos estratégicos coopetitivos nos empreendimentos sociais imersos na incubadora Porto Social, visto que o ambiente de incubação social é propício para o desenvolvimento de relacionamentos estratégicos entre empreendimentos sociais. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, com estratégia de investigação descritiva. Realizou-se entrevista semiestruturada com nove empreendedores que possuíam empreendimentos sociais que passaram pela imersão na Porto Social e com o presidente desta. Foram também analisados documentos organizacionais da incubadora. Utilizou-se a análise de conteúdo temática para a análise dos dados. Como conclusão, os relacionamentos estratégicos coopetitivos desenvolvidos entre os empreendimentos sociais imersos na incubadora Porto Social tendem a ser mais cooperativos que competitivos, ocorrendo em relações horizontais – entre empresas do mesmo setor de atuação, sendo que estas abordagens estratégicas coopetitivas auxiliam na atuação organizacional necessária para o alcance de ações sociais tanto compensatórias quanto transformativas. Assim, é proposto um esquema de análise de estratégias de coopetição em empreendimentos sociais, como também, um framework integrativo para análise de coopetição em diferentes tipos organizacionais. Também identificou-se a existência de três formas de coopetição no empreendedorismo social. Esta dissertação contribui ainda com a proposição de modelos teóricos relativos ao campo do empreendedorismo social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34303
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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