Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34318

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUEIROS, Mônica Maria Barbosa-
dc.contributor.authorEGITO, Rafaela Simões-
dc.date.accessioned2019-10-08T18:40:00Z-
dc.date.available2019-10-08T18:40:00Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34318-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo principal analisar a influência da qualificação dos programas de pós-graduação Stricto Sensu oferecidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco aos servidores técnico-administrativos em educação (TAE’s) no comprometimento organizacional. Para tal propósito, de início buscou-se identificar os servidores que apresentem elevado índice de comprometimento organizacional à luz do modelo de Meyer e Allen (1991) e Medeiros (2003), e em seguida, identificar a motivação da escolha da qualificação bem como avaliar o nível de influência da qualificação sobre o comprometimento desses servidores. O estudo teve como lócus de pesquisa os servidores técnico-administrativos qualificados da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O período de coleta compreende os anos de 2015 a 2017. A população do estudo foi de trezentos e cinquenta e um servidores, sendo a amostra da investigação composta por trinta e sete participantes. A pesquisa teve duas etapas de coleta de dados. Na primeira etapa, os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário composto por 46 questões, baseado nos estudos do modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991; 1997) e o modelo de antecedentes de comprometimento desenvolvido por Medeiros (2003). Para análise de resultados utilizaram-se procedimentos estatísticos descritivos simples (frequências, médias e desvios-padrão). Na segunda etapa do estudo, os dados da pesquisa foram coletados através de entrevista semiestruturada com os servidores técnico-administrativos que apresentaram maior comprometimento na primeira etapa. Para a análise de resultados desta segunda fase, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que 60% dos respondentes apresentaram elevado comprometimento organizacional e na realidade laboral os servidores qualificados demonstraram ser mais comprometidos afetivamente (Média 4,13) com a organização do que nas dimensões instrumental (Média 2,93) e normativa (Média 3,32). Na percepção dos servidores sobre os antecedentes do comprometimento organizacional, os resultados demonstraram que diante das três dimensões básicas (estrutura organizacional, políticas de recursos humanos e valores da organização), os servidores avaliaram de forma mais positiva: a diversificação de tarefas, treinamento e carreira e comportamento da instituição. Os resultados revelaram que a continuidade de estudos, aumento salarial e oportunidade de oferta de vagas para servidores foram as principais motivações para a qualificação dos técnicos e que houve influência da qualificação no comprometimento organizacional dos respondentes, a partir dos resultados certificamos que aumentou após a qualificação. Sendo, a aplicabilidade do aprendizado da qualificação na prática laboral a justificativa deste aumento com maior número de respostas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectModelo tridimensionalpt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.titleUm diálogo entre qualificação e comprometimento organizacional: um estudo com os servidores de uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7267638920176097pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2749237050460041pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation has as main objective to analyze the influence of the qualification of the Stricto Sensu graduate programs offered by the Federal Rural University of Pernambuco to the technical-administrative servants in education (TAE's) in the organizational commitment. For this purpose, we first sought to identify the servers that present a high level of organizational commitment in light of the Meyer and Allen (1991) and Medeiros (2003) models, and then to identify the motivation of the choice of qualification as well as evaluate the level of influence of the qualification on the commitment of these servers. The study had as a locus of research the qualified technical-administrative servants of the Federal Rural University of Pernambuco. The collection period comprises the years 2015 to 2017. The study population consisted of three hundred fifty-one servers, the research sample being composed of thirty-seven participants. The research had two steps of data collection. In the first step, the research data were collected through a questionnaire composed of 46 questions, based on Meyer and Allen's three-dimensional model studies (1991, 1997) and the background model of commitment developed by Medeiros (2003). Simple descriptive statistical procedures (frequencies, averages and standard deviations) were used to analyze the results. In the second stage of the study, the research data were collected through a semi-structured interview with the technical-administrative servers that presented the highest commitment in the first stage. For the analysis of results of this second phase, the content analysis was used. The results showed that 60% of the respondents presented high organizational commitment and in the work reality the skilled servants showed to be more affectively compromised (Average 4.13) with the organization than in the instrumental (Average 2.93) and normative (Average 3, 32). In the perception of the employees about the antecedents of the organizational commitment, the results showed that, given the three basic dimensions (organizational structure, human resources policies and organizational values), the servers evaluated in a more positive way: the diversification of tasks, training and career and behavior of the institution. The results revealed that continuity of studies; salary increase and opportunity to offer server vacancies were the main motivations for the qualification of the technicians and that there was influence of the qualification in the organizational commitment of the respondents, from the results we certify that it increased after the qualification. Being, the applicability of the learning of the qualification in the labor practices the justification of this increase with greater number of answers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafaela Simões Egito.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons