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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34319
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MODENESI, Thiago Vasconcellos | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Laís Carla Venâncio | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T18:41:52Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T18:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34319 | - |
dc.description.abstract | O tema da diversidade tornou-se mais presente após a redemocratização brasileira e a instituição da constituição de 1988 e vem sendo aplicada em variados programas sociais com destaque para educação. O objetivo desta pesquisa foi de analisar os sentidos construídos sobre o tema diversidade nos programas elaborados diretamente ou em colaboração do Ministério da Educação que envolve essa temática, por meio do discurso produzido por publicações oficiais escritas do governo federal, durante o primeiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. A metodologia de análise está pautada na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau publicada em suas principais obras, incluindo seu trabalho "Hegemonia e Estratégia Socialista", elaborado junto com Chantal Mouffe. As categorias de análise do discurso são aquelas presentes na teoria laclauniana, tais como pontos nodais, significantes vazios, hegemonia, antagonismo, cadeias de equivalência, posições diferenciais, demandas democráticas ou populares e a própria constituição do povo. Procurou-se identificar esses aspectos nos discursos do Ministério da Educação, publicados oficialmente através de legislações, termos de referência, editais, materiais de divulgação ou orientação para implantação dos programas, relatórios de gestão ou de atividades dos órgãos e secretarias envolvidos, a fim de identificar o sentido de diversidade atribuído pelo MEC em seus programas dessa área. A análise discursiva utilizando a teoria de Laclau revelou que os programas do MEC voltados para diversidade são focados nos grupos socialmente excluídos do ambiente educacional, como afro-brasileiros, indígenas e portadores de necessidades especiais, associados a sentidos como inclusão social e ações afirmativas. Também é possível identificar uma considerável fragmentação de ações, havendo objetivos similares em mais de um programa. Por fim, relacionou-se a formação do povo brasileiro com os grupos sociais que compuseram o contingente equivalencial representado pela demanda popular por diversidade no ambiente educacional na primeira gestão de Lula, como uma consequência direta da impossibilidade de um universalismo social puro, regido por uma relação diferencial, e necessidade de uma democracia radical e plural. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Lula | pt_BR |
dc.title | Os sentidos da diversidade nos programas educacionais do Ministério da Educação no primeiro governo Lula (2003-2006) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3687649591110916 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4178512160955697 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | The theme "diversity" became more present after the Brazilian redemocratization and the institution of the 1988 Constitution and it is applied in various social programs, especially in education. The objective of this research was to analyze the meaning of the theme "diversity" in programs that involves this theme developed directly or in collaboration with the Ministry of Education (MEC) through the discourse produced by official written publications of federal government during the first presidential term of Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). The analysis methodology is based on the Discourse Theory of Ernesto Laclau, published in his main works, including the "Hegemonia e Estratégia Socialista", elaborated with Chantal Mouffe. The categories of discourse analysis are those present in Laclaunian theory, such as nodal points, empty signifiers, hegemony, antagonism, chains of equivalence, differential positions, democratic or popular demands and the constitution of the people. It was sought to identify these aspects in the speeches of the Ministry of Education, officially published through legislation, terms of reference, notices, disclosure materials or guidance for implementation of the programs, management reports or activities of the bodies and secretariats involved in order to identify the meaning of “diversity’ attributed by MEC in its programs in this area. The discursive analysis using Laclau's theory has revealed that MEC's diversity-oriented programs focus on socially excluded groups in the educational environment, such as Afro-descendants, indigenous people and people with special needs, associated with some meanings such as social inclusion and affirmative actions. It is also possible to identify a considerable fragmentation of actions, with similar objectives in more than one program. Finally, the formation of the Brazilian people was related to the social groups that made up the equivalent quota represented by popular demand for diversity in the educational environment in the first term of Lula as a direct consequence of the impossibility of a pure social universalism, governed by a differential relation, and the necessity of a radical and plural democracy. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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DISSERTAÇÃO Laís Carla Venâncio Rodrigues.pdf | 990,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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