Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34321

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMODENESI, Thiago Vasconcellos-
dc.contributor.authorSERAFIM, Josefa Rita de Cássia Lima-
dc.date.accessioned2019-10-08T18:46:55Z-
dc.date.available2019-10-08T18:46:55Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34321-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo a avaliação da política pública de educação integral para o Ensino Médio de Pernambuco na última década (2008 - 2018). Aborda os antecedentes históricos e filosóficos da educação integral no país, desde os Pioneiros da Educação até a Reforma do novo Ensino Médio subsidiado pelas teorias críticas da educação. A hipótese neste estudo é a de que o modelo de gestão implementado tem seu planejamento e execução claramente baseados em preceitos da administração pública gerencial, ou gerencialista, aqui entendida em oposição aos preceitos da administração pública burocrática clássica. Nosso estudo verificou em que medida a implementação dessa política trouxe, ou não, resultados positivos, convincentes e significativos para a melhoria da educação pública de Pernambuco. Traz para o bojo da discussão a abordagem burocrática idealizada nos preceitos weberianos, cujos conceitos de eficiência e eficácia são premissas, também endossadas às ideias do gerencialismo, até agregar um novo conceito: o de Governança Pública, que preconiza a participação de diferentes atores sociais. A metodologia utilizada na pesquisa buscou um encadeamento teórico e empírico com viés qualitativo e quantitativo, por meio da análise da presença da concepção da educação integral gerencial nesse novo modelo de gestão da educação pública, bem como sua inspiração teórico-política e filosófico, sua implementação e os resultados obtidos. Foram coletadas as percepções dos educadores, educandos, educador familiar, gestor e equipe sobre a nova política e seu processo de implementação, o desempenho dos alunos, as condições de trabalho e a prática democrática na escola. A pesquisa constatou que implantação das EREM melhorou o desempenho dos educandos, possibilitou o acesso de jovens carentes à universidade pública e contribuiu com sua formação e o projeto de vida. Além disso, o modelo de gerencialismo utilizado na gestão educacional traz contribuições de qualidade para o processo educacional, redireciona concepção e o acompanhamento de gestão, destacando o tratamento pedagógico. Finalmente, a pesquisa vislumbra como uma política de educação cujo viés da qualidade social seja ofertado para todo o Brasil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPolítica de Educação em Pernambucopt_BR
dc.subjectGovernança públicapt_BR
dc.titleAvaliação dos resultados da política de educação integral para o ensino médio em Pernambuco (2008-2018)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8086841454683885pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4178512160955697pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis essay aims the evaluation of the Integral Public Education Politics for the High School in Pernambuco in the last decade (2008-2018). It states the prehistoric and philosophical events regarded the integral education held in the country, since the launchers of Education to the reformulation of the new High School system, supported by critical theories of Education. One of the hypotheses of this paper lies on a management model which is clearly planned and done based on principals of managerial or managerialist public Education that is here seen as opposite to the principles of the classic bureaucratic public administration. It was found how this politics brought or not positive or meaninful convincing results aimed at the Public Education of Pernambuco. The bureaucratic view is seen as the main subject in which is based on the weberian rules of efficiency and efficacy that are required conditions for the managerialist conception, until it reaches a new conception: The Public Governance that stands for different social players. It was chosen a methodology supported by a theorectical and empiric view using a qualitative and quantitative sequence, through the analysis of integral education conception, relied on the new model of public education management, as well as its political-theorical and philosofical approach, its insertion and results. The feedback of the educators, students, family educators, managers and the whole group was collected concerning the new politics and its insertion process, the students’ performance, the working conditions, also the democratic practice at school. The research verified that the foudation of the Reference High Schools improved the performance of the learners, allowed the access of the needy young learners to Universities, besides, it facilitated their life Project and constitution. The model of gerencialism used in the educational management contributes qualitatively for the educational process giving a new way of thinking when monitoring the management, highlighting the pedagogical leading. Finally, this research focus on educational politics based on social quality offered to the whole country, Brazil.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Josefa Rita de Cássia Lima Serafim.pdf7,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons