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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34354

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Cristiniana Cavalcanti-
dc.contributor.authorMelo, Sarah Siqueira Pessoa de-
dc.date.accessioned2019-10-09T14:53:22Z-
dc.date.available2019-10-09T14:53:22Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.date.submitted2019-10-03-
dc.identifier.citationMELO, Sarah Siqueira Pessoa de; FREIRE, Cristiniana Cavalcanti (Orient.). O ensino domiciliar no Brasil e o direito da família: a desescolarização e o papel da família na educação . 2018. 30 f. TCC (graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34354-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso visa a analisar a situação, os princípios e os fundamentos do ensino domiciliar - prática internacionalmente conhecida como homeschooling, bem como sua possível normatização no Brasil. Cresce a quantidade de famílias brasileiras que decidem ensinar e educar seus filhos por meio da desescolarização, ou seja, em casa, fora das escolas, a despeito do ainda vigente entendimento de que o ordenamento jurídico nacional não abrange tal prática de ensino, uma vez que a legislação impõe como compulsória a matrícula em instituição escolar. Tal fenômeno tem demandado a ação do Poder Judiciário, já promoveu a apresentação de Projetos de Lei, pela sua regulamentação, como também suscitou o interesse de parte das famílias brasileiras sobre essa forma alternativa de ensinar seus filhos e filhas, fomentando, ainda, reportagens, estudos, debates e reflexões acerca do tema. Seguindo tendências e exemplos internacionais em prol da regulamentação do chamado homeschooling, os favoráveis ao ensino domiciliar no País têm argumentado a possibilidade constitucional de o ordenamento jurídico brasileiro autorizar e permitir o ensino domiciliar, argumentando sobre o direito da família de promover a educação da prole como mais achar conveniente e oportuno. As famílias praticantes do homeschooling têm feito uso do direito comparado e do argumento de que possuem o direito de garantir a educação e o ensino de suas crianças e adolescentes, conforme suas convicções religiosas e filosóficas. Por outro lado, a maioria dos estudiosos e profissionais do Direito apontam que a Constituição Federal de 1988 consagrou a educação como dever do Estado e da família, os quais devem agir e trabalhar em parceria, conjuntamente, sem um ou outro possuir maior ou menor privilégio, logo devem atuar de maneira solidária, para atingir a finalidade da educação, como direito social de todos os brasileiros. Somam-se ao debate jurídico questionamentos como: existe direito de escolha da família, sobre a educação dos filhos, de não matriculá-los em escola e educá-los em casa? Há vedação constitucional expressa ao ensino domiciliar? Caso não haja vedação, quais modalidades de ensino domiciliar seriam permitidas? Se houver permissão, o homeschooling será autoaplicável ou necessitaria de regulamentação pelo Congresso Nacional? Esses e outros pontos sobre o tema são objeto de análise deste trabalho, o qual, com base em pesquisa bibliográfica e documental, expõe um panorama do ensino domiciliar, como eventual alternativa legítima de caminho em busca de uma educação que alcance os resultados sociais e o cumprimento dos objetivos constitucionais para a educação, como o pleno desenvolvimento da pessoa e a sua formação para o exercício da cidadania, o que não deve afastar os esforços e investimentos necessários à garantia de acesso à educação para todas e todos.pt_BR
dc.format.extent30 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino básico domiciliarpt_BR
dc.subjectDireito de famíliapt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleO ensino domiciliar no Brasil e o direito da família: a desescolarização e o papel da família na educação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7103627168777817pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9812412206417542pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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TCC Sarah Siqueira Pessoa de Melo 048.660.594-94 2018.2.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
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