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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34354
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freire, Cristiniana Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Melo, Sarah Siqueira Pessoa de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T14:53:22Z | - |
dc.date.available | 2019-10-09T14:53:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-05 | - |
dc.date.submitted | 2019-10-03 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Sarah Siqueira Pessoa de; FREIRE, Cristiniana Cavalcanti (Orient.). O ensino domiciliar no Brasil e o direito da família: a desescolarização e o papel da família na educação . 2018. 30 f. TCC (graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34354 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso visa a analisar a situação, os princípios e os fundamentos do ensino domiciliar - prática internacionalmente conhecida como homeschooling, bem como sua possível normatização no Brasil. Cresce a quantidade de famílias brasileiras que decidem ensinar e educar seus filhos por meio da desescolarização, ou seja, em casa, fora das escolas, a despeito do ainda vigente entendimento de que o ordenamento jurídico nacional não abrange tal prática de ensino, uma vez que a legislação impõe como compulsória a matrícula em instituição escolar. Tal fenômeno tem demandado a ação do Poder Judiciário, já promoveu a apresentação de Projetos de Lei, pela sua regulamentação, como também suscitou o interesse de parte das famílias brasileiras sobre essa forma alternativa de ensinar seus filhos e filhas, fomentando, ainda, reportagens, estudos, debates e reflexões acerca do tema. Seguindo tendências e exemplos internacionais em prol da regulamentação do chamado homeschooling, os favoráveis ao ensino domiciliar no País têm argumentado a possibilidade constitucional de o ordenamento jurídico brasileiro autorizar e permitir o ensino domiciliar, argumentando sobre o direito da família de promover a educação da prole como mais achar conveniente e oportuno. As famílias praticantes do homeschooling têm feito uso do direito comparado e do argumento de que possuem o direito de garantir a educação e o ensino de suas crianças e adolescentes, conforme suas convicções religiosas e filosóficas. Por outro lado, a maioria dos estudiosos e profissionais do Direito apontam que a Constituição Federal de 1988 consagrou a educação como dever do Estado e da família, os quais devem agir e trabalhar em parceria, conjuntamente, sem um ou outro possuir maior ou menor privilégio, logo devem atuar de maneira solidária, para atingir a finalidade da educação, como direito social de todos os brasileiros. Somam-se ao debate jurídico questionamentos como: existe direito de escolha da família, sobre a educação dos filhos, de não matriculá-los em escola e educá-los em casa? Há vedação constitucional expressa ao ensino domiciliar? Caso não haja vedação, quais modalidades de ensino domiciliar seriam permitidas? Se houver permissão, o homeschooling será autoaplicável ou necessitaria de regulamentação pelo Congresso Nacional? Esses e outros pontos sobre o tema são objeto de análise deste trabalho, o qual, com base em pesquisa bibliográfica e documental, expõe um panorama do ensino domiciliar, como eventual alternativa legítima de caminho em busca de uma educação que alcance os resultados sociais e o cumprimento dos objetivos constitucionais para a educação, como o pleno desenvolvimento da pessoa e a sua formação para o exercício da cidadania, o que não deve afastar os esforços e investimentos necessários à garantia de acesso à educação para todas e todos. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino básico domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Direito de família | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | O ensino domiciliar no Brasil e o direito da família: a desescolarização e o papel da família na educação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7103627168777817 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9812412206417542 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processual | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Sarah Siqueira Pessoa de Melo 048.660.594-94 2018.2.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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