Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34428

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGÓMEZ SÁNCHEZ, Dário de Jesús-
dc.contributor.authorSANTOS, Joabe Nunes dos-
dc.date.accessioned2019-10-10T19:07:11Z-
dc.date.available2019-10-10T19:07:11Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34428-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como temática a análise da representação das identidades femininas das personagens dos contos que compõem a obra A Via Crucis do Corpo (1974) da escritora Clarice Lispector. Para tal investigação buscou-se dividir as personagens em dois blocos: mulheres do lar VS mulheres da rua. Assim, perfilando os atos enunciativos e narrados que podem evidenciar as identidades dessas personagens, utilizamos Hall (2014), Woodward (2014), Canton (2009), entre outros, que compreendem a identidade como algo não fixo e sim cambiante. Entendemos que o corpo físico é o local em que ocorrem essas mudanças de identidade, sendo o palco da via crucis literal e metafórica. Sendo assim, Clarice Lispector rompe com a estética tradicionalmente masculina e conservadora, e se utiliza da literatura para demarcar o território feminino enquanto lugar de poder, prazer, desejo, beleza e gozo. A mulher, nessa obra, torna-se protagonista do seu desejo e se desnuda diante das possibilidades, constrói sua identidade tendo o corpo e o desejo como elementos fundantes. Dessa maneira, a literatura cumpre o seu papel enquanto instrumento de libertação da alma, quebra de paradigmas e destruição de tabus e preconceitos, abrindo espaço as múltiplas identidades que o ser humano carrega dentro de si.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.titleA representação das identidades femininas em A Via Crucis do Corpo de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2784223242428862pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3437117111884755pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis work has as its theme the analisis of representation of feminine identities in the short stories that compose the book The Via Crucis of the Body - (1974) by the writer Clarice Lispector. For such investigation we tried to divide the characters into two blocks: women from home VS women of the street. Thus profiling the enunciation and narrated acts that may show the identities of these characters, we use Hall (2014), Woodward (2014), Canton (2009), among others who understand the identity as something not fixed but changeable. We understand that the physical body is the place where these changes of identity occur, being the scene of the literal and metaphorical via crucis. Therefore, Clarice Lispector breaks with the traditionally male and conservative aesthetics, and uses literature to demarcate the feminine territory as a place of power, pleasure, body desire, beauty and joy. The woman, in the tales of the book, becomes the protagonist of her desire and undresses in front the possibilities, builds her identity with the body and desire as founding elements. Thus, the literature fulfills its role as an instrument of liberation of the soul, opening paradigms and destruction of taboos and prejudices, giving the multiple identities that human space carries within it.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Joabe Nunes dos Santos.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons