Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34445
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIOS, Luís Felipe | - |
dc.contributor.author | QUEIROZ, Tacinara Nogueira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T19:38:22Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T19:38:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34445 | - |
dc.description.abstract | O trabalho buscou compreender a dinâmica da sexualidade, na interface com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), entre jovens de uma escola de Ensino Médio da rede pública de ensino de Pernambuco. A pesquisa teve enfoque etnográfico, viabilizada por meio de observação participante e rodas de conversa. Ela foi norteada por uma abordagem teórica que compreende a sexualidade como construção social e entendeu as TIC como parte de uma rede sociotécnica, formada por humanos e não humanos, os quais foram concebidos como actantes em “territórios” online (os que integram a Internet) e offline (onde ocorrem as interações face a face). Observei que o smartphone intermediava e constituía, junto com redes sociais online (ex. Facebook e Instagram), as interações sexuais. No plano offline da escola, as interações sexuais eram marcadas por sutis seduções, conversas sobre crush (pessoas eroticamente interessantes) e sobre os “perfis” nas redes sociais. As cenas sexuais de maior intimidade ocorriam, sobretudo, mediadas pelos “perfis” nas redes sociais online e em festas offline. Destaco que os “perfis” figuravam como uma inscrição online do si mesmo dos/as jovens, formado por fotografias e narrativas cuidadosamente manipuladas para a apresentação pública. Eles e elas estavam sempre atentos às suas capacidades de exercerem atração erótica, que relacionavam à beleza, bom humor, afinidade nos gostos, caráter e popularidade. Considerando a dimensão online, uma pessoa adicionar como “amigo” um “perfil” portador de muitos “amigos” (online) e de postagens interessantes (interesse esse demonstrado pela alta quantidade de curtidas e comentários positivos) era estratégia para aumentar a sua própria popularidade. Nas festas, as duas dimensões interativas se atualizavam e a ação da atração erótica tinha a chance de atuar mais intensamente. A convergência das duas redes de amigos (online e offline) produz uma “fortificação” das intenções e possibilidades de formar casal, ainda que seja apenas para ficar. De forma mais ampla, concluí que as dimensões online e offline da existência atuam conjuntamente à produção de experiências sexuais dos/as jovens pesquisados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.title | Juventude, sexualidade e novas tecnologias de comunicação : uma etnografia no contexto escolar em Recife-PE | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4292921380284798 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9817218308880476 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to understand the dynamics of sexuality, in the interface with Information and Communication Technologies (ICT), among young people of a high school in the public school of Pernambuco. The research had an ethnographic focus, made possible through participant observation and conversation wheels. It was guided by a theoretical approach that understands sexuality as a social construct and understood ICT as part of a sociotechnical network, formed by humans and nonhumans, which were conceived as actantes in online "territories" (those that integrate the Internet) and offline (where face-to-face interactions occur). I noticed that the smartphone was intermediated and, along with online social networks (eg Facebook and Instagram), was the sexual interactions. In the school's offline plan, sexual interactions were marked by subtle seductions, crush conversations, and "profiles" on social networks. The more intimate sexual scenes occurred, above all, mediated by "profiles" in online social networks and in offline parties. I emphasize that the "profiles" appeared as an online inscription of the youths themselves, formed by photographs and narratives carefully manipulated for the public presentation. They and they were always attentive to their erotic attraction abilities, which related to beauty, good humor, affinity in tastes, character and popularity. Considering the online dimension, a person to add a "profile" with many "friends" (online) and interesting posts (interest shown by the high amount of tanned and positive comments) was a strategy to increase their own popularity . At parties, the two interactive dimensions were updated and the action of erotic attraction had the chance to act more intensely. The convergence of the two networks of friends (online and offline) produces a "fortification" of the intentions and possibilities of forming a couple, even if only to stay. More broadly, I concluded that the online and offline dimensions of existence work together to produce the sexual experiences of the young people surveyed. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Tacinara Nogueira Queiroz.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons