Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34522

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Simone Grace de-
dc.contributor.authorAQUINO, Amanda Araújo de-
dc.date.accessioned2019-10-11T20:14:30Z-
dc.date.available2019-10-11T20:14:30Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34522-
dc.descriptionRIBEIRO, Marcos Buccini Pio, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BUCCINI, Marcospt_BR
dc.description.abstractApós verificar a carência de cursos e de material didático sobre a produção de animação em Pernambuco, este trabalho busca aprofundar o conhecimento de profissionais que aspirem entrar nesse mercado, explicando o seu funcionamento conforme os padrões da indústria, e mostrar como eles se aplicam à realidade de Pernambuco, mais especificamente da produtora Viu Cine. Para isso, foram documentados os processos de produção de duas séries de animação 2D por meio de um estudo de caso da Viu Cine, estabelecendo comparações entre as séries e explicitando as dificuldades encontradas em cada uma. A pesquisa se inicia com o estabelecimento do estado da arte da produção de séries de animação no Brasil e discorre sobre as conexões entre os campos do design e da animação. A partir daí é traçado um histórico com os pontos principais dos pouco mais de cem anos de animação brasileira. Posteriormente é explicitada a base de linha de produção de uma animação, documentada em 2017 por Jonas Brandão, produtor executivo do Split Studio de São Paulo. A partir de então é explicado o método escolhido para fazer o estudo de caso e elaborar as entrevistas, com base em Minayo, Deslandes e Gomes (2013). Por meio da análise das mesmas podemos reforçar alguns problemas que afetam todo o mercado brasileiro de animação como: a grande dependência de recursos do governo, dificuldade para regular preços justos para cada produção, a tendência de acúmulo de funções em um mesmo profissional em função dos baixos orçamentos, falta de mão de obra especializada. Além disso, constatamos algumas peculiaridades da Viu Cine, como o uso do método Storyboarddriven para solucionar um problema de cronograma e a capacitação de novos profissionais para suprir a falta de mão de obra.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimação 2Dpt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectViu Cinept_BR
dc.subjectEntrevistapt_BR
dc.titleProdução de séries de animação 2D em Pernambuco : um estudo de caso da Viu Cinept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRIBEIRO, Marcos Buccini Pio-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4008634072373733pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7164428104501210pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxAfter verifying the lack of courses and didactic material on the production of animation in Pernambuco, this work seeks to deepen the knowledge of professionals who aspire to enter this market, explaining its operation according to industry standards, and showing how they apply to the reality of Pernambuco, specifically the Viu Cine studio. The production processes of two series of 2D animation were documented through a case study of Viu Cine, establishing comparisons between the series and explaining the difficulties found in each one. The research begins with the establishment of state of the art of the production of animation series in Brazil and discusses the connections between the fields of design and animation. From there, a history is traced with the main points of the little more than one hundred years of Brazilian animation. Subsequently, the production line base of an animation is documented, documented in 2017 by Jonas Brandão, executive producer of Split Studio in São Paulo. The method chosen to make the case study and elaborate the interviews, based on Minayo, Deslandes and Gomes (2013), is explained. By analyzing these we can reinforce some problems that affect the whole Brazilian animation market, such as the great dependence on government resources, the difficulty of regulating fair prices for each production, the tendency of low budgets, lack of skilled labor. In addition, we verified some peculiarities of Viu Cine, such as the use of the Storyboard-driven method to solve a scheduling problem and the training of new professionals to fill the labor shortage.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5921805676043462pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Amanda Araújo de Aquino.pdf4,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons