Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34524

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto-
dc.contributor.authorSOUZA, Angélica Porto Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2019-10-11T20:19:59Z-
dc.date.available2019-10-11T20:19:59Z-
dc.date.issued2019-02-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34524-
dc.description.abstractSeguindo o princípio do design que se preocupa não apenas com o “papel do usuário”, mas sim com o próprio ser humano (repleto de complexidade e inserido em seu contexto real coletivo), essa pesquisa se dá por meio de uma análise qualitativa de base experimental da aplicação e observação do uso de uma ferramenta projetada para um público alvo complexo, crescente e amplamente desassistido pelo mercado brasileiro: os idosos. O jogo de cartas “Te contei?”, desenvolvido para incitar as memórias de vida dos participantes por meio de estímulos visuais em uma atividade grupal, foi analisada sob a lente da Teoria da Atividade desenvolvida inicialmente por Vygotsky em 1978 e evoluída por Leontiev em 1981. Fundamentado na compreensão das ferramentas mediadoras das atividades que tencionam um objetivo específico e observados de modo holístico (inserido em seus contextos culturais reais, dentro de comunidades específicas repletas de diferentes laços sociais), essa pesquisa pôde (entre outros pontos) compreender de forma aprofundada os efeitos e resultados durante o uso de uma ferramenta de lazer, a identificação de benefícios e estímulos complementares durante a participação da atividade proposta, a análise dos conteúdos compartilhados diretamente conectados com as imagens e temáticas abordadas nas cartas do jogo, o relato de um processo de análise evolutiva, e, principalmente, a influência na atividade dos diferentes meios sociais diretamente conectados aos laços de relacionamentos (positivos, negativos ou neutros) entre os participantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da Atividadept_BR
dc.subjectJogo de cartaspt_BR
dc.subjectAtividade socialpt_BR
dc.subject“Te contei?”pt_BR
dc.titleDesign contribuindo para o envelhecimento ativo : um estudo sobre o ligamento afetivo a objetos cotidianos vinculados às memórias de histórias de vida em idosospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5932098810835313pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2146841563850436pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxFollowing the design principle that is not only concerned with the "user role” but with the “human being” (full of complexity and inserted in its real collective context), this research is done through an experimental basis qualitative analysis of the application and observation about the use of a tool designed for a complex target audience, growing and largely unassisted by the Brazilian market: the elderly. The card game "Te Contei?" (“Did I tell you?”), developed to foster participants' life memories through visual stimuli in a group activity, was analysed under the lens of Activity Theory initially developed by Vygotsky in 1978 and evolved by Leontiev in 1981. Based on the understanding of the mediating tools of activities that have a specific objective and are observed in a holistic way (inserted in their real cultural contexts within specific communities full of different social ties), this research could (among other points) comprehend in depth the effects and results during the use of a leisure tool, the identification of benefits and complementary stimuli during the participation of the proposed activity, the analysis of the shared contents directly connected with the images and themes presented in the cards, the report of a process of evolutional analysis, and especially the influence in the activity of the different social contexts directly connected to the bonds of relationships (positive, negative or neutral) among the participants.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Angélica Porto Cavalcanti de Souza.pdf6,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons