Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34538

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antônio-
dc.contributor.authorSOBRAL, Ana Iza Gomes da Penha-
dc.date.accessioned2019-10-11T21:36:08Z-
dc.date.available2019-10-11T21:36:08Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34538-
dc.description.abstractDiante do recrudescimento mundial da população idosa, diversas áreas de conhecimentos distintos têm voltado a atenção para estudar fenômenos e demandas peculiares dessa faixa etária. Tendo em vista que o processo de envelhecimento ocasiona alterações psicológicas, sociais, físicas, comportamentais e cognitivas, a busca por estratégias que as minimizem e/ou retardem torna-se fundamental para profissionais e pesquisadores envolvidos com essa população. O neurofeedback tem sido apontado como uma ferramenta promissora para estimular funções cognitivas do idoso, trata-se de uma técnica de neuromodulação em que o indivíduo aprende a modular padrões de ondas cerebrais. Nesse contexto, a presente tese objetiva identificar o Efeito Simon a partir do treinamento de neurofeedback em idosos saudáveis. Para tanto, foram desenvolvidos três artigos, sendo um de revisão sistemática e dois originais. O artigo de revisão sistemática (manuscrito 1) teve por objetivo identificar os protocolos de treinamento e seus principais resultados a partir da intervenção do neurofeedback junto à população idosa. Os resultados encontrados apresentam a inexistência de um protocolo padrão de treinamento, e, além disso, os artigos apontam que a partir do treinamento de neurofeedback, os idosos são capazes de melhorar seu desempenho cognitivo. O segundo e terceiro artigos, contaram com a participação de 32 idosos matriculados na Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da Universidade Federal de Pernambuco. No segundo artigo (manuscrito 2), o objetivo foi identificar a existência ou não de associação do Efeito Simon com as variáveis sociodemográficas. Para isso, os participantes foram submetidos ao Teste de Simon e responderam a um questionário sociodemográfico. Os resultados apontam para correlações positivas entre a situação correspondente e as variáveis sociodemográficas idade e estado civil (solteiro). Uma correlação significativa negativa foi encontrada entre a condição correspondente e a prática de atividade física. Além disso, não foram encontradas correlações significativas entre acurácia e as variáveis socidemográficas. No último artigo (manuscrito 3), que teve como objetivo avaliar o efeito do treinamento de neurofeedback sobre a dimensão do Efeito Simon e a acurácia das respostas, a população do estudo foi distribuída em dois grupos, sendo um experimental, composto por 18 participantes, e um controle, contendo 14 indivíduos. Para identificação do tempo de reação manual todos os participantes realizaram o teste de Simon. Os idosos do grupo experimental foram submetidos ao treinamento de neurofeedback audiovisual. O protocolo usado consistiu na aplicação de oito sessões de 20 minutos, com a estimulação do ritmo sensóriomotor e eletrodo ativo em Cz. Após o período de treinamento, ambos os grupos foram submetidos ao teste de Simon, tendo seus resultados comparados através de análises estatísticas. Os resultados encontrados indicam a existência de um efeito principal significativo para a variável correspondente e não correspondente, caracterizando assim o Efeito Simon da população. Não foram identificadas diferenças significativas na acurácia das respostas. Nas análises individuais, foi possível identificar que alguns indivíduos se beneficiaram da intervenção, tendo a dimensão do Efeito Simon reduzida. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização do neurofeedback com a população idosa tem um caminho promissor na estimulação/reabilitação cognitiva do idoso.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia Cognitivapt_BR
dc.subjectTeste neuropsicológicopt_BR
dc.subjectNeurofeedbackpt_BR
dc.subjectDistúrbios - cognição - idosospt_BR
dc.titleEfeito Simon em idosos após intervenção com Neurofeedbackpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCONDE, Erick Francisco Quintas-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9138121746383938pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108730498633062pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxIn view of the worldwide upsurge of the elderly population, several areas of distinct knowledge have turned their attention to studying phenomena and peculiar demands of this age group. Given that the aging process causes psychological, social, physical, behavioral and cognitive changes, the search for strategies that minimize and / or delay them becomes fundamental for professionals and researchers involved with this population. Neurofeedback has been pointed as a promising tool to stimulate cognitive functions of the elderly, it is a neuromodulation technique in which the individual learns to modulate brainwave patterns. In this context, the present thesis aims to identify the Simon Effect from neurofeedback training in healthy elderly. Therefore, three articles were developed, one of systematic review and two originals. The systematic review article (manuscript 1) aimed to identify the training protocols and their main results from the neurofeedback intervention in the elderly population. The results show that there is no standard training protocol, and, moreover, the articles indicate that from neurofeedback training, the elderly are able to improve their cognitive performance. The second and third articles counted on the participation of 32 seniors enrolled at the Open University to the Third Age (UnATI) of the Federal University of Pernambuco. In the second article (manuscript 2), the objective was to identify the existence or not of association of the Simon Effect with sociodemographic variables. For this, the participants underwent the Simon Test and answered a sociodemographic questionnaire. The results point to positive correlations between the corresponding situation and the sociodemographic variables age and marital status (single). A significant negative correlation was found between the corresponding condition and the practice of physical activity. In addition, no significant correlations were found between accuracy and sociodographic variables. In the last article (manuscript 3), which aimed to evaluate the effect of neurofeedback training on the Simon Effect dimension and the accuracy of the responses, the study population was divided into two groups, one experimental, composed of 18 participants, and one control, containing 14 individuals. To identify the manual reaction time all participants performed the Simon test. The elderly in the experimental group underwent audiovisual neurofeedback training. The protocol used consisted of eight sessions of 20 minutes, with the stimulation of sensory motor rhythm and active electrode in Cz. After the training period, both groups underwent the Simon test, and their results were compared through statistical analysis. The results indicate the existence of a significant main effect for the corresponding and non-corresponding variable, thus characterizing the Simon effect of the population. No significant differences in the accuracy of the responses were identified. In the individual analyzes, it was possible to identify that some individuals benefited from the intervention, with the size of the Simon Effect reduced. Thus, it can be concluded that the use of neurofeedback with the elderly population has a promising path in the cognitive stimulation / rehabilitation of the elderly.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8779228770814552pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ana Iza Gomes da Penha Sobral.pdf3,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons