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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34543
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARCOVERDE, Ana Cristina Brito | - |
dc.contributor.author | MÉLO, Elisa Celina Alcantara Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T21:59:42Z | - |
dc.date.available | 2019-10-11T21:59:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34543 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou desvendar as principais razões que levaram a gestão governamental de Pernambuco (2015-2018), encerrar em 2016, as atividades dos trezes Centros de Referência Especializados da Assistência Social – CREAS, implantados no Estado de Pernambuco entre 2009 e 2012. Tais equipamentos sociais, executavam os serviços socioassistenciais, especificamente, os da proteção social especial de média complexidade, tendo em vista, o modelo de CREAS previsto na Política Nacional de Assistência Social – PNAS (2004). Constata-se a importância desses centros, no atendimento à população usuária em situação de vulnerabilidade social. Para apreender as razões que levaram a gestão estadual a fechar esses CREAS, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os processos de formação de uma agenda política, considerando os pressupostos teóricos: avaliação política, decisão política, interesses públicos e privados, além dos fatores que interferem nas mudanças de uma agenda. Essas mudanças ocorrem por três dimensões basilares: a econômica, a política e a social, assim, observam-se o porquê alguns problemas estarem em evidência em um plano de ação governamental e outros não. A compreensão de uma política ser preferível a outra, nos traz à tona alguns questionamentos: quais os atores envolvidos numa disputa de tomada de decisão para eleger prioridades dentro de uma agenda governamental? O que leva uma gestão a fechar serviços ininterruptos como os CREAS Regionais? Tais questões nos incitaram a buscar por resultados plausíveis, e assim, realizamos uma pesquisa de base exploratória e qualitativa com dados extraídos, por meio de documentos e entrevistas. Como técnica metodológica na construção dos indicadores, categorizados e separados por: unidade de contexto, unidade de registro e categorias emergentes do campo, utilizamos a análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). A avaliação política da decisão política realizada, diante dos fundamentos, diretrizes e valores trazidos pela então política estadual de assistência social pernambucana nos deu elementos essenciais para obtenção dos resultados. Para tal feito, realizou-se a busca pelos documentos que poderiam dar respostas mais consistentes quanto a execução dos serviços como os relatórios mensais de atendimento (2012 a 2016); o Plano Estadual de Assistência Social (2016 – 2019); Lei de Diretrizes Orçamentárias (2014 a 2017), dentre outros. As entrevistas semiestruturadas com roteiros e questões específicas, separadas com base na análise de Kingdon (1995) em participantes políticos e técnicos, foram realizadas com os gestores da política e uma técnica de um dos CREAS Regionais. Como resultado, tem-se que os fatores econômicos e políticos, foram os mais exaltados para propiciar o fechamento dos CREAS Regionais, diferente do universo social. O social é um viés significativo na construção das políticas sociais, sobretudo, a política de assistência social, por meio de seu sistema protetivo com a proteção básica e especial, e, não foi levado em consideração. Os resultados da pesquisa indicam que os interesses políticos e particulares de uma determinada gestão de uma política social, no caso da assistência social, sobressaem e contrariam os preceitos postos na própria política: gestão, transparência, redução das vulnerabilidades e riscos sociais. Ou seja, o evento do fechamento dos treze CREAS Regionais traduz piamente que os fatores sociais, que são expressões da questão social, não são prioridades na agenda do atual governo de Pernambuco, uma vez que os gestores em cena, possuem suas preferências e seus recursos de poder no manejo entre o público e o privado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | CREAS Regionais | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.subject | Avaliação política | pt_BR |
dc.title | Avaliação política da decisão política na gestão governamental de Pernambuco, 2015-2018: razões da agenda decisória de extinção dos treze CREAS regionais em 2016 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3574747614445261 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2259642295478225 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Servico Social | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to unveil the main reasons that led to the governmental management of Pernambuco (2015-2018), to close in 2016, the activities of the three Specialized Referral Centers of Social Assistance - CREAS, implanted in the State of Pernambuco between 2009 and 2012. Such activities social services, implemented the social assistance services, specifically those of special social protection of medium complexity, in view of the CREAS model foreseen in the National Policy of Social Assistance - PNAS (2004). The importance of these centers, in the service to the user population in situation of social vulnerability, is verified. In order to understand the reasons that led the state management to close these CREAS, a bibliographical review was carried out on the processes of forming a political agenda, considering the theoretical presuppositions: political evaluation, political decision, public and private interests, besides the factors that interfere with changes in an agenda. These changes occur in three basic dimensions: the economic, the political and the social, thus, one can see why some problems are evident in a governmental action plan and others are not. Understanding one policy is preferable to another, it raises some questions: which actors are involved in a decision-making dispute to elect priorities within a government agenda? What leads a management to close uninterrupted services like CREAS Regional?These questions prompted us to search for plausible results, and thus, we conducted an exploratory and qualitative research with extracted data, through documents and interviews. As a methodological technique in the construction of the indicators, categorized and separated by: unit of context, unit of registration and emerging categories of the field, we use content analysis, according to Bardin (1977). The political evaluation of the political decision made, given the fundamentals, guidelines and values brought by the then state policy of social assistance in Pernambuco gave us essential elements to obtain the results. For this purpose, the search for the documents that could give more consistent answers regarding the execution of the services as the monthly service reports (2012 to 2016) was carried out; the State Plan for Social Assistance (2016 - 2019); Law of Budgetary Guidelines (2014 to 2017), among others. Semi-structured interviews with roadmaps and specific questions, based on Kingdon's (1995) analysis of political and technical participants, were conducted with policy managers and a technique from one of the Regional CREAS. As a result, it has been that the economic and political factors, were the most exalted to propitiate the closing of the Regional CREAS, different from the social universe. The social is a significant bias in the construction of social policies, especially the social assistance policy, through its protective system with basic and special protection, and was not taken into account. The research results indicate that the political and particular interests of a given management of a social policy, in the case of social assistance, stand out and contradict the precepts set in the policy itself: management, transparency, reduction of vulnerabilities and social risks. In other words, the closing event of the thirteen Regional CREAS strongly reflects that social factors, which are expressions of the social issue, are not priorities in the current government of Pernambuco, since the managers on the scene have their preferences and their resources. of power in public-private management. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
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