Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34568

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rosa Maria Cortês de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Lucas Pinheiro-
dc.date.accessioned2019-10-14T18:37:51Z-
dc.date.available2019-10-14T18:37:51Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34568-
dc.description.abstractA investigação realizada neste trabalho se propõe a analisar os elementos de constituição da permanência estudantil na educação superior. Para isso, observamos duas universidades federais localizadas na região nordeste, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal de Pernambuco, entre os anos de 2012 e 2016. A análise procurou compreender como a oferta dos serviços de assistência estudantil, respaldada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), contribuíram para a permanência estudantil nessas instituições. A indagação que nos norteou nesta pesquisa foi: as estratégias de assistência a estudantes, orientadas pelo PNAES nas universidades, viabilizam as condições de permanência estudantil? Nossa inquietação diante do tema, que se apresenta como hipótese, se referia ao fato de que o PNAES, apesar de buscar atender demandas amplas e complexas do corpo estudantil, não aparenta ser capaz de garantir unicamente as condições de permanência, pois esta estaria de forma ampliada, posta também em elementos externos às diretrizes do programa. Buscamos informações institucionais que permitiram o delineamento da política de assistência estudantil institucional, caracterizando a oferta de serviços, os programas e projetos, bem como as áreas atendidas pelas ações. Através da análise dos indicadores divulgados pelo Censo da Educação Superior e pelas pesquisas da Associação de Dirigentes Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, observamos em que medida houve alteração na taxa de evasão e do perfil estudantil durante esse período. Recorremos também a bibliografia sobre o tema, que nos ofereceu ferramentas para reflexão sobre o modelo assistencial que tem sido possibilitado com base no PNAES nas instituições. Como resultado, observamos que a permanência estudantil se apresentou no percurso investigativo como uma atribuição institucional, que atravessa todo o período de formação superior, onde as ações de assistência compreendem parte do atendimento das demandas estudantis. Assim, a permanência estudantil deve ser tomada como uma responsabilidade institucional e, portanto, transversal aos diversos setores e classes profissionais que mediam o processo de ensino-aprendizagem no ambiente universitário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectPermanência estudantilpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAssistência estudantil na universidade pública: de qual permanência falamos?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6666647630911294pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2545477925999979pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThe research carried out in this work proposes to analyze the elements of constitution of student stay in higher education. To do so, we observed two federal universities located in the northeast region, the Federal University of Bahia and the Federal University of Pernambuco, between 2012 and 2016. The analysis sought to understand how the offer of student assistance services, supported by the National Program of (PNAES), contributed to the student stay in these institutions. The question that guided us in this research was: do the student assistance strategies, guided by the PNAES in the universities, enable the conditions of student stay? Our concern with this theme, which presents itself as a hypothesis, referred to the fact that the PNAES, despite seeking to meet the broad and complex demands of the student body, does not appear to be able to guarantee only the conditions of permanence, since this would be in a way extended beyond the guidelines of the program. We sought institutional information that allowed the design of institutional student assistance policy, characterizing the offer of services, programs and projects, as well as the areas served by the actions. Through the analysis of the indicators published by the Census of Higher Education and the research of the National Leaders Association of the Directors of Federal Institutions of Higher Education, we observed to what extent there was a change in the rate of evasion and student profile during this period. We also used the bibliography on the subject, which offered us tools for reflection on the care model that has been made possible based on the PNAES in the institutions. As a result, we observed that the student stay was presented in the investigative process as an institutional assignment, that goes through the whole period of higher education, where the assistance actions comprise part of the attendance of the student demands. Thus, student stay should be taken as an institutional responsibility and, therefore, transversal to the various sectors and professional classes that mediate the teaching-learning process in the university environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucas Pinheiro Araújo.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons