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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34573

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Título: Funcionalidade, participação escolar e qualidade de vida de escolares com paralisia cerebral da Rede Pública Municipal do Recife
Título(s) alternativo(s): Funcionalidade, participação escolar e qualidade de vida de escolares com paralisia cerebral da Rede Pública Municipal do Recife, Brasil
Autor(es): TAVARES NETTO, Afonso Rodrigues
Palavras-chave: Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde; Serviços de saúde escolar; Educação especial; Saúde pública
Data do documento: 4-Jul-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Diante da necessidade de estudos que avaliem a funcionalidade de escolares com paralisia cerebral (PC) utilizando o modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), essa dissertação teve duas vertentes de trabalho, uma relacionada à participação escolar e outra relacionada à qualidade de vida (QV) de escolares com PC, as quais culminaram em três artigos originais. O objetivo desse estudo foi analisar a funcionalidade, a participação escolar, o grau de independência nas atividades escolares e a qualidade de vida (QV) de escolares com PC, considerando a percepção das mães e dos professores. Trata-se de um estudo observacional exploratório descritivo com mixed design de abordagem quantitativa e qualitativa. Foram utilizados no procedimento de coleta o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), o Gross Motor Function Measure – 88 (GMFM-88), o School Function Assessment (SFA) e o Questionário de Qualidade de Vida da Paralisia Cerebral na versão respondida pelos cuidadores (CPQOL-cuidador). Mães e professores dos escolares com PC foram entrevistados quanto a QV e funcionalidade, respectivamente, de modo que foi realizada análise de conteúdo e codificação das categorias da CIF identificadas nos relatos coletados. O banco de dados foi tabulado no Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0, considerando um Intervalo de Confiança de 95% (p<0,05), utilizando métodos de análise descritiva, teste de correlação de Spearman e testes de diferenças entre médias. Foi verificado que maiores níveis do GMFCS e pior desempenho motor podem implicar negativamente na funcionalidade, participação escolar e QV dos escolares com PC, bem como na saúde do cuidador primário. Os níveis de atividade e participação e fatores contextuais podem influenciar a QV de escolares com PC, segundo relatos maternos. De igual modo, nos relatos dos professores foram pontuadas a variabilidade funcional e a influência de fatores físicos, atitudinais e sociais, ora como facilitadores, ora como barreiras, à funcionalidade do escolar com PC. Além disso, foi possível identificar nos relatos dos professores, a necessidade de um suporte em rede com caráter interdisciplinar voltado à inclusão do escolar com PC.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34573
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Fisioterapia

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