Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34626

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Giordano Ribeiro Eulálio-
dc.contributor.authorSILVA, Marcos Antonio Monte-
dc.date.accessioned2019-10-15T16:39:22Z-
dc.date.available2019-10-15T16:39:22Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34626-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o intuito de analisar o processo formativo de uma geração específica de bateristas pernambucanos, músicos que são reconhecidos por suas habilidades técnicas e a capacidade de criar e recriar padrões rítmicos. Suas carreiras foram construídas acompanhando artistas da MPB, da música instrumental e seus próprios trabalhos. A pesquisa trata do processo formativo dos bateristas pernambucanos que se tornaram referência para seus pares no âmbito nacional. São eles: Augusto Silva, Cássio Cunha, Ebel Perrelli, Tostão Queiroga. Para as análises serão expostos os conceitos de modalidades de ensino, segundo Libâneo (2000), a formação o músico popular na perspectiva de Green (2002). Somando-se a essas análises espera-se identificar os processos de socialização trazidos por Bourdieu (1997) na expectativa de observar o quanto de capital cultural influenciou na formação dos músicos em questão. Os processos metodológicos serão feitos a partir de Gil (2000) sendo a pesquisa qualitativa, com a coleta de dados, entrevista, no modelo sugerido por Lakatos (2003) do tipo semiestruturada também conhecida como despadronizada ou não-estruturada, onde a intervenção do pesquisador ajuda a desvendar os processos quando as perguntas diretas não conseguem. Esses músicos são especialistas em transpor elementos da cultura popular percussiva pernambucana, para universo da bateria, caracterizados pela precisão rítmica, criatividade, domínio no uso do metrônomo, especialidade no mercado de gravação musical. Elementos como: socialização, formação têm destaque nesse trabalho acreditando que esses pontos foram de extrema importância na formação da identidade musical dos interlocutores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBateriapt_BR
dc.subjectProcesso formativopt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.titleBateria em Pernambuco: o processo formativo de uma geração inovadorapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6412543561508866pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6045470959652684pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the formative process of a specific generation of Pernambuco drummers, musicians who are recognized for their technical skills and the ability to create and recreate rhythmic patterns. Their careers were built following MPB artists, instrumental music and their own works. The research deals with the formative process of drummers from Pernambuco who became reference for their pairs in the national scope. They are: Augusto Silva, Cássio Cunha, Ebel Perrelli, Tostão Queiroga. For the analysis will be exposed the concepts of modalities of education, according to Libâneo (2000), the formation of the popular musician in the perspective of Green (2002). Adding to these analyzes one hopes to identify the processes of socialization brought by Bourdieu (1979) in the expectation of observing how much of cultural capital the formation of the musicians in question. The methodological processes will be based on Gil (2002) and the qualitative research, with the data collection, interview, in the model suggested by Lakatus (2003) of the semistructured type also known as unstable or unstructured, where the intervention of the researcher helps to unravel the processes when the direct questions can not. These musicians are experts in transposing elements of percussive culture to the drum universe, characterized by rhythmic precision, creative mastery in the use of metronome, a specialty in the music recording market. Elements such as socialization and training are highlighted in this work believing that these points are extremely important in the formation of the musical identity of the interlocutors.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcos Antonio Monte Silva.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons