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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34627

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREZ, Danyel Elias da Cruz-
dc.contributor.authorPASSOS, Kamilla Karla Maurício-
dc.date.accessioned2019-10-15T16:43:14Z-
dc.date.available2019-10-15T16:43:14Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34627-
dc.description.abstractO presente estudo teve o objetivo de avaliar a qualidade da informação sobre o câncer de boca a partir de conteúdos disponíveis em língua portuguesa (Brasil) no Google, Youtube e Instagram. A amostra inicial para cada plataforma foi composta pelos primeiros 100 links encontrados. Os textos dos sites e das postagens do Instagram foram avaliados através dos critérios JAMA e do instrumento Discern. Outro parâmetro utilizado foi o Índice Flesch de Inteligibilidade e os seus valores foram correlacionados com o nível de escolaridade brasileiro. Apenas para os sites foi registrada também a existência do selo HONcode, o qual consiste em um certificado de qualidade. Para o Youtube, a utilidade de cada vídeo foi atribuída através de uma pontuação, categorizando-os como não útil (0 pontos), pouco útil (1 a 3), moderadamente útil (4 a 7) e muito útil (8 a 10). Após serem aplicados os critérios de exclusão, um total de 54 sites, 39 postagens e 57 vídeos foram avaliados nesse estudo. 37% e 33,3% dos sites apresentaram baixa e moderada confiabilidade, enquanto 66,7% das postagens do Instagram exibiram baixo índice de confiança. Em relação à existência do HONcode, apenas três sites (5,6%) apresentaram essa certificação. O nível de inteligibilidade em ambas as plataformas foi considerado difícil (51,9% sites e 53,8% Instagram), o que exige um alto nível de instrução do leitor para a compreensão da informação. Com relação ao Youtube, a maioria dos vídeos (71,9%) foram classificados como moderadamente úteis. Portanto, considerando-se as três plataformas avaliadas, a maior parte do conteúdo sobre câncer de boca na Internet é de baixa qualidade e apresenta um nível de inteligibilidade incompatível com o nível de escolaridade brasileiro, o que dificulta a conscientização da população sobre a doença. Assim, profissionais de saúde, sobretudo cirurgiões-dentistas, e instituições de ensino devem assumir a responsabilidade de contribuir com a produção desse conteúdo e direcionar os usuários para fontes seguras e de boa qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeoplasias Bucaispt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade da informação sobre câncer de boca em língua portuguesa (Brasil) no Google, Youtube e Instagrampt_BR
dc.title.alternativeAvaliação do conteúdo sobre câncer de boca em língua portuguesa (Brasil) no Google, Youtube e Instagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9038136046878733pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6032731044884103pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Odontologiapt_BR
dc.description.abstractxThe present study had the objective of evaluating the quality of information about oral cancer from available content in Portuguese (Brazil) on Google, Youtube and Instagram. The initial sample for each platform was composed of the first 100 links found. The texts of Instagram's websites and posts were evaluated using the JAMA benchmarks and the Discern instrument. Another parameter used was the Flesch's readability scale and its values were correlated with the level of Brazilian schooling. Only for the sites was the existence of the seal HONcode, which consists of a certificate of quality. For YouTube, the usefulness of each video was attributed through a score, categorizing them as not useful (0 points), not very useful (1 to 3), moderately useful (4 to 7) and very useful (8 to 10). After the exclusion criteria were applied, a total of 54 sites, 39 posts and 57 videos were evaluated in this study. 37% and 33.3% of sites had low and moderate reliability, while 66.7% of Instagram posts had a low confidence level. Regarding the existence of HONcode, only three sites (5.6%) had this certification. The level of intelligibility on both platforms was considered difficult (51.9% sites and 53.8% Instagram), which requires a high level of instruction from the reader to the understanding of the information. Regarding Youtube, most of the videos (71.9%) were classified as moderately useful. Therefore, considering the three platforms evaluated, most of the content on oral cancer on the Internet is of poor quality and presents a level of intelligibility incompatible with the Brazilian level of education, which makes it difficult to raise awareness of the disease. Thus, health professionals, especially dental surgeons, and educational institutions must take responsibility for contributing to the production of this content and directing users to safe sources of good quality.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Odontologia

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