Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34636

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Jonas Alexandre do-
dc.date.accessioned2019-10-15T17:08:29Z-
dc.date.available2019-10-15T17:08:29Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34636-
dc.description.abstractNesta era de globalização, as “imagens dos outros”, e de suas histórias, muitas vezes chegam até nós em reportagens, vídeos e fotografias de jornais que pouco ou quase nada nos revelam de fato sobre quem são esses “estranhos à porta”. A crise migratória tornou-se o maior dilema moral contemporâneo e desafia rotineiramente nosso entendimento dos padrões culturais e dos direitos estabelecidos – ao mesmo tempo que denuncia um controle crescente dos corpos e do espaço. Se tais imagens refletem a nossa cultura, também servem elas simultaneamente como um elemento que a constitui. Sendo assim, o estudo que se apresenta propõe compreender de que forma o “fenômeno migratório”, como “deslocamento no espaço” – seja ele exterior ou interior, físico ou imaginário – foi reapropriado e problematizado por cineastas africanos contemporâneos (eles próprios sujeitos migrantes e diaspóricos), a partir da análise de filmes produzidos nos últimos anos. Como filmes que assumem uma postura histórica engajada, busca-se aqui compreender as diferentes estratégias estéticas subjacentes à “encenação fílmica”, no que se refere à trajetória de seus personagens dentro do espaço social e simbólico do mundo recriado em cada obra. Logo, interessa pensar de que maneira, no cinema, “articulam-se” estrategicamente novas subjetividades estéticas e políticas, reconfigurando a tensão entre o “global” e o “local”, o “aqui” e o “acolá”, ao apresentar outras formas possíveis de “comunidade”, “espacialidade”, “territorialidade”, “memória” e “pertencimento”, além das fronteiras tradicionalmente delimitadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCinema africanopt_BR
dc.subjectMigração forçada – migração internapt_BR
dc.subjectInstituição socialpt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.titlePromessas e desafios da migração no cinema africano contemporâneo: reimaginando espaços e fronteiras em um mundo “fora de lugarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3204617600002379pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxIn this era of globalization, the “images of others” and their histories often come to us in stories, videos and photographs of newspapers that reveal little or nothing about who these outsiders are. The migratory crisis has become the greatest contemporary moral dilemma and routinely challenges our understanding of established cultural standards and rights – while denouncing increasing control of bodies and space. If such images reflect our culture, they also serve simultaneously as an element that constitutes it. Thus, the present study proposes to understand how the “migratory phenomenon”, as “displacement in space” – be it exterior or interior, physical or imaginary – has been reappropriated and problematized by contemporary African filmmakers (themselves migrant subjects and diasporic), based on the analysis of films produced in recent years. As films that take an engaged historical stance, it is sought here to understand the different aesthetic strategies underlying the “filmmaking”, regarding the trajectory of their characters within the social and symbolic space of the world recreated in each film. Therefore, it is important to think of how, in the cinema, new aesthetic and political subjectivities are strategically “articulated”, reconfiguring the tension between the “global” and the “local”, the “here” and the “there”, when presenting other forms of “community”, “spatiality”, “territoriality”, “memory”, and “belonging”, beyond traditionally delimited boundaries.pt_BR
dc.description.abstractxEn cette ère de mondialisation, les “images d'alterité” et leurs histoires nous parviennent souvent sous forme d'histoires, de vidéos et de photographies de journaux qui révèlent peu ou rien de l'identité de ces personnes. La crise migratoire est devenue le plus grand dilemme moral contemporain et remet régulièrement en cause notre compréhension des normes et des droits culturels établis – tout en dénonçant le contrôle croissant des corps et de l’espace. Si de telles images reflètent notre culture, elles servent aussi simultanément d'élément qui la constitue. Ainsi, la présente étude propose de comprendre comment le “phénomène migratoire”, en tant que “déplacement dans l’espace” – qu’il soit extérieur ou intérieur, physique ou imaginaire – a été réapproprié et problématisé par les cinéastes africains contemporains (sujets migrants et diasporique), basé sur l’analyse des films produits ces dernières années. En tant que films qui adoptent une position historique engagée, nous cherchons ici à comprendre les différentes stratégies esthétiques qui sous-tendent le “cinéma”, concernant la trajectoire de leurs personnages dans l’espace social et symbolique du monde recréé dans chaque oeuvre. Par conséquent, il est important de réfléchir à la manière dont le cinéma articule stratégiquement de nouvelles subjectivités esthétiques et politiques, reconfigurant la tension entre le “global” et le “local”, le “ici” et le “là”, en présentant d'autres formes possibles de “communauté”, “spatialité”, “territorialité”, “mémoire” et “appartenance”, au-delà des frontières traditionnellement délimitées.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Jonas Alexandre do Nascimento.pdf3,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons