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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35081
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Título: | Políticas de currículo e a formação continuada dos professores de biologia da rede estadual no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE |
Autor(es): | ARRUDA, Lucielma Bernardino Coelho de |
Palavras-chave: | Currículos – Santa Cruz do Capibaribe (PE); Professores – Formação – Santa Cruz do Capibaribe (PE); Professores de Biologia – Santa Cruz do Capibaribe (PE); Análise do discurso |
Data do documento: | 26-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARRUDA, Lucielma Bernardino Coelho de. Políticas de currículo e a formação continuada dos professores de biologia da rede estadual no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O estudo trata das políticas de currículo da formação docente e como pretendem sedimentar políticas de profissionalização docente. Tendo como questão central: Que concepções apresentam os professores de Biologia sobre a efetivação da formação continuada advinda das políticas curriculares? E, como objetivo geral: Investigar como são construídos os sentidos compartilhados na política de currículo da formação docente que pretendem sedimentar políticas de profissionalização docente. Valemo-nos do discurso como categoria de análise a partir da perspectiva de Orlandi (2007 e 2015). Como referencial teórico fundamentado no campo da formação de professores apoiamo-nos em Lopes (2004, 2018), Lopes e Borges (2015), Lopes e Dias (2009) e Dias (2009, 2012, 2013, 2015 e 2017) apresentando esse campo na disputa sobre a possibilidade/impossibilidade de completude e finitude dessa formação. Através de uma abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e de análise documental, propusemos, pelo viés da análise do discurso, uma discussão a respeito dos processos formativos, analisando seus impactos na atuação e no pensar docente. Como resultados, de uma forma geral compreendemos que os discursos a respeito da FC são abordados nos documentos oficiais a partir da perspectiva da performatividade e meritocracia, visão oposta a visão que os professores têm e aos seus anseios, pois demonstram a necessidade de uma formação mais humana, solidária e cooperativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35081 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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