Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35177

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorFEITOSA, Adele Pereira-
dc.date.accessioned2019-11-07T17:26:43Z-
dc.date.available2019-11-07T17:26:43Z-
dc.date.issued2019-08-09-
dc.identifier.citationFEITOSA, Adele Pereira. Composição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35177-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo fornecer subsídios para estudantes aperfeiçoarem a composição visual de padronagens contínuas bidimensionais. Com este propósito em vista, configuramos este estudo como exploratório e de natureza aplicada, visto que busca ampliar a familiaridade com o problema pesquisado e pretende gerar conhecimentos para uma utilidade prática do design de superfície. Para atender às diferentes necessidades do problema, optamos pelo uso combinado dos métodos de pesquisa bibliográfico, de campo e experimental. Inicialmente promovemos conexões entre três temáticas – princípios da composição visual, teorias da percepção visual e fundamentos do design de superfície – a fim de identificar contribuições mútuas. Posteriormente, aprofundamos o problema da pesquisa entre os estudantes e os sujeitos que os circundam, professores e especialistas. Por meio de questionários, consultamos os estudantes sobre as dificuldades que enfrentam durante a composição de padronagens contínuas, visando ao desmembramento dos obstáculos projetuais; através de entrevistas com professores, buscamos identificar as estratégias e técnicas projetuais utilizadas no ensino-aprendizagem do design de superfície e a visão dos docentes sobre as dificuldades dos alunos neste contexto; através de entrevistas, reunimos o conhecimento adquirido pelos especialistas ao longo da experiência profissional desenvolvendo padrões contínuos. Por fim, os dados coletados foram analisados, refinados e estruturados para a formulação de um conjunto de 20 diretrizes que abordam a preparação para composição, a composição em si e a correção de erros compositivos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComposição visualpt_BR
dc.subjectDesign de superfíciept_BR
dc.subjectPadronagem contínuapt_BR
dc.subjectEstampapt_BR
dc.subjectDiretrizpt_BR
dc.titleComposição visual no design de superfície : diretrizes para configuração de padronagens contínuas bidimensionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9570282359114196pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to provide subsidies for students to improve the visual composition of regular patterns. With this purpose in mind, we set up this study as an exploratory and applied nature, since it seeks to increase familiarity with the researched problem and intends to generate knowledge for a practical use of surface design. To meet the different needs of the problem, we opted for the combined use of bibliographic, field and experimental research methods. Initially we promote connections between three themes, principles of visual composition, theories of visual perception and fundamentals of surface design in order to identify mutual contributions. Subsequently, we deepened the problem of research among the students and the subjects that surround them, teachers and specialists. Through questionnaires, we asked the students about the difficulties they face during the composition of regular patterns, aiming at the dismemberment of the design obstacles; through interviews with teachers, we sought to identify strategies and techniques used in teaching-learning of surface design and teachers' view of students' difficulties in this context; through interviews, we gather the knowledge acquired by the specialists throughout the professional experience developing regular patterns. Finally, the collected data were analyzed, refined and structured for the formulation of a set of 20 guidelines that address the preparation for composition, the composition itself and the correction of compositional errors.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adele Pereira Feitosa.pdf14,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons