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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35182

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva-
dc.contributor.authorCORREIA, Rennan de Barros-
dc.date.accessioned2019-11-07T18:14:37Z-
dc.date.available2019-11-07T18:14:37Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.citationCORREIA, Rennan de Barros. Quem é mesmo o protagonista?: uma proposta de leitura subjetiva com diversificação dos pontos de vista narrativos como estímulo à formação da identidade e promoção da alteridade. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35182-
dc.description.abstractUm dos principais desafios do estímulo à leitura literária nas escolas brasileiras é o desinteresse dos alunos/leitores pelos textos literários clássicos. Para compreender tal desinteresse, procuramos fazer uma ponte com reflexões sobre a realidade de leitura literária na França embasando-nos nas teorias da Leitura Subjetiva segundo Rouxel (2012/2013), Langlade (2013) e Jouve (2002/2012/2013). Neste estudo apontamos para os mecanismos de adesão dos leitores ao texto literário e, para fomento dessa adesão, propomos uma metodologia de leitura literária com ênfase na multiplicação de pontos de vista, segundo Rabatel (2016). Tomando os contos maravilhosos: Joãozinho e Maria (Irmãos Grimm), João e o pé de feijão (Joseph Jacobs) e A roupa nova do imperador (Hans Christian Andersen), apresentamos cada personagem como centro de perspectiva e catalizador de emoções para análises dos processos de identificação dos sujeitos-leitores. Propomos, igualmente, um deslocamento das noções de personagens principais e secundários na leitura de contos de Flavio de Souza (1995): O passarinho, A vaca e O menino, onde personagens secundários assumem o protagonismo. Os registros dos processos subjetivos dos alunos durante as leituras foram feitos em diários de leitura e analisados segundo a categorização de marcadores subjetivos de Xypas (2018). Como resultado, apontamos as emoções na leitura e a multiplicação e diversificação dos pontos de vista como importantes mecanismos de adesão dos jovens leitores ao texto e estímulo a promoção da alteridade como mecanismos transformadores na leitura literária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura Subjetivapt_BR
dc.subjectPontos de Vistapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.titleQuem é mesmo o protagonista? : uma proposta de leitura subjetiva com diversificação dos pontos de vista narrativos como estímulo à formação da identidade e promoção da alteridadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6926742245330689pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxOne of the main challenges of stimulating literary reading in Brazilian schools is the students' lack of interest in classical literary texts. To understand this lack of interest, we tried to dialogue with the realities of literary reading in France by using theories of Subjective Reading according to Rouxel (2012/2013), Langlade (2013) and Jouve (2002/2012/2013). In this study we pointed to the mechanisms of readers' adherence to the literary text and, in order to foster this adhesion, we propose a literary reading methodology emphasizing on the multiplication of points of view, according to Rabatel (2016). We took the wonderful tales: Johnny and Mary (Brothers Grimm), John and the beanstalk (Joseph Jacobs), and The Emperor's new clothes (Hans Christian Andersen), so we presented each character as a perspective center and a catalyst of emotions to analyse the process of identification of the subjects-readers. We also propose a displacement of the notions of main and minor characters in Flavio de Souza's (1995) storybook reading: The Little Bird, The Cow and The Boy, which secondary characters are protagonists. The records of the subjective processes of the students during the readings were done in personal diary of reading and they were analyzed according to the categorization of subjective markers of Xypas (2018). As a result, we pointed out the emotions in the reading and the multiplication and diversification of the points of view as important mechanisms of adhesion of the young readers to the text and stimulus to the promotion of alterity as transforming mechanisms in the literary reading.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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