Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35185

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Nina Velasco e-
dc.contributor.authorTRAVASSOS, Yanna Luz Maçaira-
dc.date.accessioned2019-11-07T18:45:14Z-
dc.date.available2019-11-07T18:45:14Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationTRAVASSOS, Yanna Luz Maçaira. A estética do engajamento corporal nos dispositivos “Op_Era: Dimensão Sônica”, “HeartScapes” e “Odisseia”. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35185-
dc.description.abstractIntroduzindo o campo da artemídia e o desenvolvimento de proposições ligadas à realidade virtual, abordaremos de que maneira as obras Op_Era: Dimensão Sônica (Daniela Kutschat e Rejane Cantoni, 2005), HeartScapes (Diana Domingues e ARTECNO, 2005) e Odisseia (Regina Silveira, 2017), três produções realizadas por artistas brasileiras, atuam na investigação de interfaces interativas e ambientes de imersão. A presente pesquisa objetiva lançar um olhar sobre conceitos colocados em prática em tais obras, que partem de proposições ligadas à absorção corporal do observador em espaços digitais. Relacionando as formulações de Jonathan Crary acerca da íntima relação entre observadores e dispositivos ópticos, articula-se de que maneira os modos de produção estética acionados nos dispositivos pesquisados associam-se à criação de modos de ser no mundo. Por fim, dialogando com as concepções de “design responsável” levantadas por Vilém Flusser, conclui-se com a urgência de assumir dimensões éticas e políticas da criação de imagens e artefatos, em especial no contexto contemporâneo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectArtemídiapt_BR
dc.subjectEstética Digitalpt_BR
dc.subjectObservadorpt_BR
dc.titleA estética do engajamento corporal nos dispositivos “Op_Era: Dimensão Sônica”, “HeartScapes” e “Odisseia”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2350018476730662pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2462630368138314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIntroducing the field of media art and the development of propositions related to virtual reality, we approach how the works Op_Era: Sonic Dimension (Daniela Kutschat and Rejane Cantoni, 2005), HeartScapes (Diana Domingues and ARTECNO, 2005) and Odyssey (Regina Silveira, 2017), three productions made by Brazilian artists, work on the investigation of interactive interfaces and immersion environments. This research aims to take a look at aesthetic concepts put into practice in such artworks, which start from propositions related to the absorption of the observer‟s body in digital spaces. Relating Jonathan Crary's formulations about the close relationship between observers and optical devices, this research articulates how the aesthetic modes of production activated in these devices are associated with the creation of specific ways of being in the world. Finally, in dialogue with the conceptions of “responsible design” raised by Vilém Flusser, the conclusion points to the urgency of assuming ethical and political dimensions of the creation of images and artifacts, especially in the contemporary context.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Yanna Luz Maçaira Travassos.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons