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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35277

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dc.contributor.advisorSENA, Sandro Márcio de Moura-
dc.contributor.authorBARBOSA, Magaly do Carmo-
dc.date.accessioned2019-11-14T19:19:09Z-
dc.date.available2019-11-14T19:19:09Z-
dc.date.issued2018-09-24-
dc.identifier.citationBARBOSA, Magaly do Carmo. Gadamer versus Heidegger: o conceito de história efeitual e a historicidade do Dasein. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35277-
dc.description.abstractA presente dissertação tem por compromisso investigar, a partir do conceito de história efeitual (Wirkungsgeschichte) – desenvolvido pela hermenêutica de Hans-Georg Gadamer – e do conceito de historicidade do Dasein (Geschichtliches) – constante na análise fenomenológica elaborada por Martin Heidegger –, a possibilidade da emersão de dois caminhos hermenêuticos que, embora se tangenciem em determinados aspectos, possuem desfechos um tanto quanto reversos. Para tanto, o texto encontra-se estruturado em quatro segmentos. Apresenta-se, a título de introdução, os possíveis caminhos hermenêuticos que desembocam na problemática a ser tratada no texto, a saber: como a historicidade do Dasein, fincada na temporalidade ekstática, difere, em alguns instantes, da história continuamente influente, tal qual proposta pela hermenêutica gadameriana. Em seu desenvolvimento, ele se divide em dois capítulos. No capítulo inaugural, busca-se estabelecer as principais nuances da hermenêutica gadameriana e o seu compromisso com o passado, desembocando numa consciência histórica e na constância de uma história efeitual. O capítulo sequencial, por sua vez, centraliza seus fundamentos na demonstração de como a temporalidade ekstática funda o caráter histórico do Dasein e, em que medida, torna-se possível a formação da história. Por derradeiro, demonstra, efetivamente, a possibilidade de se obter diversas compreensões hermenêuticas a partir dos conceitos de história destrinchados nas linhas precedentes. Por fim, percorrido todo este caminho, conclusivamente tecer-se-ão breves considerações acerca das possíveis implicações que tal interpretação pode oferecer para a hermenêutica fenomenológica e, consequentemente, algumas contribuições que este trabalho pode ensejar no aprofundamento da compreensão sobre a hermenêutica filosófica traçada tanto por Hans-Georg Gadamer quanto por Martin Heidegger.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectHeidegger, Martin, 1889-1976pt_BR
dc.subjectGadamer, Hans Georg,1900-2002pt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.titleHeidegger versus Gadamer : o conceito de história efeitual e a historicidade do Daseinpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Cecília Mendonça de Souza Leão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9019589547513859pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4020907438721922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation aims to investigate, from the concept of effective history (Wirkungsgeschichte) - developed by the hermeneutics of Hans-Georg Gadamer - and the concept of historicity of Dasein (Geschichtliches) - constant in the phenomenological analysis elaborated by Martin Heidegger -, the possibility of the emergence of two hermeneutic paths that, although tangential in certain aspects, have rather reversal outcomes. For this, the text is structured in four segments. It presents as an introduction the possible hermeneutic paths that lead to the problem to be dealt with in the text, namely: how the historicity of Dasein, embedded in estatic temporality, differs in a few moments from the history that is continually influential, as it is proposed by Gadamer's hermeneutics. In its development, it is divided into two chapters. In the inaugural chapter, it seeks to establish the main nuances of Gadamer's hermeneutics and its commitment to the past, leading to a historical awareness and the constancy of an actual history. The sequential chapter, on the other hand, centers its foundations on the demonstration of how ekstatic temporality founds the historical character of Dasein and, to what extent, the formation of history becomes possible. Ultimately, it effectively demonstrates the possibility of obtaining various hermeneutical understandings from the concepts of history unchained in the preceding lines. Finally, we will briefly examine the possible implications of such an interpretation for phenomenological hermeneutics and, consequently, some contributions that this work may bring about in the deepening of the understanding of the philosophical hermeneutics traced both by Hans-Georg Gadamer and by Martin Heidegger.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2376765812716221pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

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