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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35282

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAURENDON, Candy Marques-
dc.contributor.authorAMORIM, Fabiana França de-
dc.date.accessioned2019-11-14T20:14:51Z-
dc.date.available2019-11-14T20:14:51Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationAMORIM, Fabiana França de. Percepções do profissional de enfermagem sobre seu trabalho e sua forma de aprender : estudos de caso. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35282-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma investigação sobre a concepção dos enfermeiros acerca de seu trabalho e de como pensam que aprendem a atuar no contexto de urgência/emergência, a partir da perspectiva teórica histórico-cultural e da didática profissional que investiga o desenvolvimento de competências profissionais de adultos. No contexto específico de urgência/emergência, o enfermeiro lida diretamente com pacientes em situação de risco potencial de vida, requerendo uma atuação rápida e competente. Nesse sentido, considerando a constituição do sujeito como histórica e cultural, e a importância das relações mediadas com os outros (colegas mais experientes) e o processo de conceitualização na ação, considera-se que os saberes do enfermeiro urgentista, oriundos de uma formação teórico-prática, se elaboram e reelaboram, ao longo da sua experiência profissional, no confronto com novas situações de urgência que demandam uma tomada de decisão rápida e uma capacidade de resolução em um curto prazo. A partir desse panorama teórico, o objetivo desta pesquisa é investigar como o enfermeiro que atua no contexto de urgência e emergência pensa sua atividade profissional e como ele pensa que aprende. Para tanto, os instrumentos metodológicos adotados foram: uma observação não participante da atividade do enfermeiro, para identificar as classes de situações enfrentadas pelo profissional e os outros com quem interage, além dos instrumentos de trabalho; e uma entrevista semiestruturada para conhecer o percurso de formação do profissional e aprofundar os seus conhecimentos mobilizados para resolver as situações. A análise dos dados coletados, a partir do método de análise de conteúdo, revelou como os enfermeiros deste estudo concebem a sua forma de aprender a atividade profissional, a qual é iniciada pela formação teórico-prática durante sua graduação, seguida de um curso de especialização em conjunto com as primeiras experiências enquanto profissionais, e viabilizadas pelo auxílio dos colegas (outros enfermeiros ou técnicos de enfermagem), através da observação da atividade e da própria vivência de diversas situações-problema. Segundo os enfermeiros, aprende-se com a “mão na massa” e, frente a limitações contextuais, aprende-se a criar novos meios de atender aos cuidados dos pacientes. O estudo também permitiu elaborar o perfil do enfermeiro urgentista e suas principais competências para uma atuação profissional eficiente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectEnfermeirospt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titlePercepções do profissional de enfermagem sobre seu trabalho e sua forma de aprender : estudos de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Juliana Ferreira Gomes da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9823797884804058pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6050113733387823pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe present work proposes an investigation about the conception of nurses about their work and about how they think that they learn to act in the context of urgency / emergency, from the historical-cultural theoretical perspective and professional didactics that investigates the development of professional competences of adults. In the specific urgency / emergency context, the nurse deals directly with patients in situations of potential risk of life, requiring a fast and competent action. In this sense, considering the constitution of individuals as historical and cultural; the importance of relations mediated by others (more experienced colleagues) and the process of conceptualization in action; it is believed that the knowledge of the emergency nurse, coming from a theoretical and practical formation - is elaborated and re-elaborated, in the course of their professional experience, in the confrontation with new urgent situations that demand rapid decision-making and problem-solving abilities in short term. From this theoretical perspective, the aim of this research is to investigate how the nurse who acts in the context of urgency and emergency conceives his/her professional activity and how they think they are learning. To do so, the methodological instruments adopted were: a non-participant observation of the nurse's activity, to identify the types of situations faced by the professional and the others with whom he interacts, besides the working instruments; and a semi-structured interview to know the training course of the professional and to deepen the mobilized knowledge that they apply to solve the situations. The analysis of the data collected, based on the content analysis method, revealed how the nurses in this study conceive their way of learning the professional activity, which is initiated by the theoretical and practical training during their undergraduate studies, followed by a specialization course taken together with the first professional experiences, and made possible by the help of colleagues (other nurses or nursing technicians), by observing the activity and the experience of several problem situations. According to the nurses, one learns with “hands on” and, against contextual limitations, one learns to create new means to take care of patients. The study also allowed the elaboration of the profile of the nurses and the main competencies for an efficient professional performance.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1300202539105384pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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