Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35342

Compartilhe esta página

Título: Aditivos alimentares com potencial teratogênico e possível indutor de estresse oxidativo mitocondrial em embriões do zebrafish (Danio rerio)
Autor(es): FALCÃO, Kívia Vanessa Gomes
Palavras-chave: Peixes– Alimentos; Citologia; Mitocôndria
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FALCÃO, Kívia Vanessa Gomes. Aditivos alimentares com potencial teratogênico e possível indutor de estresse oxidativo mitocondrial em embriões do zebrafish (Danio rerio). 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: As mitocôndrias estão presentes em quase todas as células eucariontes, e nelas são produzidas a maior parte da energia celular. Defeitos no funcionamento mitocondrial podem repercutir gravemente na produção de energia e comprometer o funcionamento do organismo. Um dos responsáveis por interferir no funcionamento mitocondrial são os aditivos alimentares, os conservantes em particular, uma das classes dos aditivos que sofrem transformações químicas pós ingestão e geram compostos que são potencialmente tóxicos. Neste trabalho, os embriões do zebrafish foram expostos a concentrações de 50 mM e 100 mM dos aditivos Nitrato de sódio, Nitrito de sódio e Sulfito de sódio para avaliação de possíveis efeitos teratogênicos e de desbalanços na bioenergética mitocondrial. Para os estudos de bioenergética mitocondrial, foram analisados o consumo de oxigênio nos complexos respiratórios da cadeia transportadora de elétrons através da permeabilização dos embriões com digitonina. A geração de espécies reativas de oxigênio (ERO´s) e biossíntese do óxido nítrico foram monitoradas utilizando H2DCF-DA (2´,7´-Diclorofluoresceína) e DAF-FM-DA (Diaminofluoresceína-FM diacetato) respectivamente. Como resultados, foi observado que o sulfito de sódio nas primeiras 24 h de exposição causou retardo no desenvolvimento embrionário, e posteriormente também provocou aumento de 79% na área cardíaca, diminuição de 65% na área ocular e aumento na área do rombencéfalo 88% de aumento a 50mM e superior a 100% a 100 mM. O nitrato de sódio ocasionou aumento superior a 100% na área cardíaca (50 mM e 100 mM). O nitrito de sódio causou edema pericárdio, aumento na área cardíaca e redução na frequência cardíaca (32% a 50 mM, 51% a 100mM). Os três aditivos testados causaram efeitos adversos no consumo de oxigênio, pois provocaram diminuição do controle respiratório (CR) quando utilizados substratos para os complexos I e II. O sulfito e o nitrato foram responsáveis por aumentar a produção de ERO´s em 90% a 50 mM. O nitrito de sódio aumentou a biossíntese do NO• em mais de 100% (50 mM e 10mM), já o sulfito foi responsável por diminuir a produção de NO• (61% a 50mM e 87% a 100mM) nos embriões. Em síntese, é possível afirmar que as mitocôndrias do zebrafish são uma ferramenta útil para testes de teratogenicidade e toxicidade alimentar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35342
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Kívia Vanessa Gomes Falcão.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons